Bom Petisco Peniche Pro vai decidir o campeão nacional de Surf

 

Fotografia: Pedro Broeiro / ESC

 

As estrelas do surf nacional estão a postos para rumarem a Peniche entre os dias 28 e 30 de Outubro para o Bom Petisco Peniche Pro, que se apresenta como a etapa final e decisiva da Liga MEO Surf.

Nas contas do título nacional masculino existem 12 atletas ainda com a oportunidade de subir ao lugar mais alto do surf português. Neste momento, Guilherme Ribeiro apresenta-se como líder do ranking e será o surfista a vestir a licra amarela Go Chill, seguido por Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais.

Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro são os candidatos em competição mais directa

Com Teresa Bonvalot coroada campeã na categoria feminina de forma antecipada, na Ribeira Grande, em São Miguel, as atenções centram-se agora na disputa masculina. E nomes não faltam para animar a competição e elevar as expectativas para esta importante decisão, que poderá ter Supertubos como palco e onde a combinação de resultados é complexa e bastante variada.

Ângelo Marques, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Peniche, revela que “é com grande satisfação que Peniche recebe a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, o Bom Petisco Peniche Pro. A Capital da Onda é, sem dúvida, o melhor palco para as grandes decisões, em específico no que respeita ao título nacional masculino de surf 2022, na incomparável Praia de Supertubos. Este que em 2021 foi considerado como o “Evento do Ano” por sufrágio dos surfistas. Um privilégio para os melhores surfistas nacionais que vão surfar nas mesmas e já agora melhores ondas de Portugal que também acolhem, em Março do próximo ano, a elite do surf mundial”.

Neste momento, Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro são os candidatos em competição mais directa e precisam de ser finalistas ou ficar à frente dos principais oponentes para levar o título de campeão para casa. Tomás Fernandes, Eduardo Fernandes, Afonso Antunes e João Moreira são atletas que precisam de ser finalistas e esperar que Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro não cheguem às fases finais.

Já nomes como Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro, Francisco Almeida e Frederico Morais – este último tendo menos uma etapa – são candidatos em requisito de vitória, isso é, precisam de sair vencedores nas suas performances e dependem dos resultados obtidos por Tomás Fernandes, Eduardo Fernandes, Afonso Antunes e João Moreira.

Além dos surfistas visados na luta pelo título máximo do surf português, Halley Baptista e Arran Strong estão matematicamente na corrida para vencerem a Liga MEO Surf 2022, não estando legalmente habilitados para serem campeões por não terem cidadania portuguesa. Quanto a Frederico Morais e Vasco Ribeiro, ambos são presenças ainda não confirmadas em Peniche.

Vasco Ribeiro é o surfista mais titulado de sempre

Histórico de campeões nacionais nos últimos 5 anos:
2022 – Teresa Bonvalot (campeã por antecipação)
2021 – Kika Veselko e Vasco Ribeiro
2020 – Teresa Bonvalot e Frederico Morais
2019 – Yolanda Hopkins e Miguel Blanco
2018 – Camilla Kemp e Miguel Blanco
2017 – Carolina Mendes e Vasco Ribeiro

Galeria dos Campeões Nacionais no Masculino:
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)

Os surfistas com 1 título nacional são Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes e Pedro Henrique.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.