Fotografia: DR
Nuno “Batata” Leitão, atleta do Ericeira Surf Clube (ESC), sagrou-se ontem Campeão Nacional de Bodyboard, na modalidade Dropknee. A conquista chegou com a vitória no Peniche Bodyboard Meeting by Montepio (última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard), realizado durante o fim-de-semana em Supertubos.
Em entrevista efectuada logo após a vitória, pelo Peniche Surf Clube, Nuno Leitão partilhou o que lhe ia na alma: “foi o fechar dum ciclo da minha vida. Já tinha sido Campeão Nacional Open e já tinha ponderado abandonar a competição, mas os amigos, o convívio e tudo o que envolve o bodyboard faz-me continuar vir aqui, aos 38 anos.”
passados 19 anos, volto a reviver inesperadas emoções
Posteriormente, no seu perfil de Facebook, “Batata” viria ainda a acrescentar o seguinte: “Foi em 1997 que me tornei Campeão Nacional Open, hoje e passados 19 anos, volto a reviver inesperadas emoções. Não sei o que escrever… Apenas quero agradecer à minha família e aos meus amigos a sua presença na minha vida. Vocês são a minha inspiração!!!! Obrigado por tudo!!!!!!”. Um dos seus sonhos antigos passara, afinal de contas, por vencer o campeonato nacional num estilo em que é uma das principais referências portuguesas de sempre.
E Nuno Leitão, que levou a melhor sobre Hélio “Laranja” Conde após uma intensa disputa, não foi o único atleta do ESC a destacar-se nesta última etapa do circuito, que decorreu em ondas de meio metro e praticamente sem vento. Bruno Dias atingiu a final de Dropknee, subindo ao 2º lugar do pódio.
Recorde-se, ainda, que em 2014 outro atleta do ESC (Tiago Pimentão) se sagrara campeão nacional Dropknee.
No que toca à categoria Open, o título nacional foi atribuído ao portuense Manuel Centeno, que assim se sagra Campeão Nacional pela oitava (!!!) vez. Com a eliminação prematura de Hugo Pinheiro, Campeão em título e seu adversário directo na corrida, Manuel Centeno não precisou sequer de atingir a final, que viria a ser ganha por Dino Carmo – o atleta nazareno obteve assim a sua primeira vitória da temporada.
Já anteriormente havia ficado decidido o título nacional feminino, conquistado pela algarvia Joana Shenker, categoria em que a atleta do ESC Marta Leitão terminou a temporada numa destacada 3ª posição do ranking, após a vitória na última etapa, disputada em Carcavelos.