Fotografia: SVNews
Os melhores surfistas nacionais vão de romaria, entre os dias 17 e 19 de Abril, para Ribeira d’Ilhas, onde se realiza a segunda etapa da Liga Moche, o circuito nacional de surf. Entre os atletas da vila que deverão participar no Allianz Ericeira Pro, as atenções estão voltadas para Tomás Fernandes, Carina Duarte (na foto), actual campeã nacional, e Ana Sarmento e Keshia Eire, que subiram ao pódio no primeiro evento do ano.
Tomás Fernandes, 6º classificado da Liga Moche em 2013, venceu a prova do ano passado e poderá revalidar o título numa praia que tão bem conhece. A competir em casa, o surfista de 18 anos tem uma soberana oportunidade para escalar alguns degraus na classificação, após ter terminando em 8º lugar na etapa da Costa da Caparica.
O actual detentor do título nacional, Frederico Morais, que arrancou a temporada com uma importante vitória, tem como motivação a consolidação do lugar de topo da tabela classificativa em Ribeira d’Ilhas. A mítica praia da Ericeira foi, no ano passado, agridoce para o surfista da linha de Cascais, que perdeu logo na Ronda 2 da competição para Filipe Jervis e Miguel Blanco. “Vou encarar esta prova como encaro qualquer etapa da Liga MOCHE,” afirma Frederico no comunicado sobre o evento. “É uma etapa que adoro e na qual sempre consegui bons resultados. Estou confiante, mas sei que vai ser disputado. Espero que o mar esteja bom, para podermos ver o show de surf que tivemos também na primeira etapa”, conclui.
Na categoria feminina, as atenções voltam-se para Carina Duarte, actual campeã nacional, que terminou em 5º lugar na Costa da Caparica. “É óptimo competir em casa, pois estamos mais à vontade nas ondas que conhecemos, a dormir na nossa própria cama e a não ter de acordar tão cedo. Mas por vezes o peso da responsabilidade e do nosso público pode ser grande. Estou a preparar-me para esta etapa analisando muito bem os erros que cometi na Caparica. Quero muito encontrar ondas e boas e, se possível, voltar a vencer a prova, como fiz em 2013”, diz a jovem atleta que cresceu para o surf na Foz do Lizandro.
Contudo, há dois outros nomes em destaque: Ana Sarmento e Keshia Eyre, que ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, na primeira etapa do ano. Qualquer uma das três surfistas pode tirar partido do factor casa para cimentar ou até melhorar as suas posições no ranking.
Gony Zubizarreta, José Brito, Luís Eyre, Francisco Santos, Henrique Pyrrait e Pedro Rua são outros dos atletas em representação do Ericeira Surf Clube na etapa, embora se esperem mais participações de atletas da vila.
O Allianz Ericeira Pro terá ainda em disputa as qualificações para os Moche Wildcards, que dão acesso à etapa portuguesa do circuito mundial e que neste momento são lideradas por Gony Zubizarreta, a Malibu Expression Session, que atribui 500€ à melhor manobra, e ainda o Ramirez Junior Award, que também entrega 500€ ao melhor surfista sub-18 da etapa ericeirense.