Artista cria escultura representativa do Palácio Nacional de Mafra

 

Fotografia: Caras

 

Maria João Bahia apresentou, na semana passada, uma nova escultura realizada em honra do tricentenário do Palácio Nacional de Mafra.

A designer de jóias aceitou de forma entusiástica o desafio da Câmara Municipal de Mafra em criar uma escultura representativa dos 300 anos sobre o lançamento da primeira pedra do Convento, que resultou numa obra circular de um metro e meio de altura, feita em aço corten, assente num bloco de lioz com dois metros de altura.

“Foi desafiante encontrar símbolos e imagens inspiradoras. A proposta que apresento é uma reinterpretação dos carrilhões em forma de rosácea, onde o passado, o presente e o futuro se fundem”, explicou Maria João Bahia ao site da revista Caras. Esta escultura pode ser apreciada nas imediações do Palácio Nacional de Mafra.

No contexto da cerimónia, a artista apresentou também algumas peças de joalharia institucionais e um conjunto de artigos feitos em prata.

Para Helder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra,  estas peças “são um oportuno contributo para celebrar e perpetuar o património que é de todos” e “registar e eternizar esta data histórica, que marca gerações“.