AniMob vence Mafra Up e encontra-se entre os finalistas do programa Triggers

 

Fotografia: AniMob

 

A AniMob, projecto incubado na Mafra & Ericeira Business Factory, tem estado em destaque nos últimos tempos, ao ser um dos vencedores do concurso Mafra Up e ao integrar os finalistas do programa Triggers.

A AniMob é uma empresa que oferece um serviço de partilha de terreno e gado, para a área agroalimentar e florestal, com uma gestão única e comum das terras e dos animais, com o objectivo de reduzir os custos de produção, prevenir os incêndios florestais, reter carbono e aumentar a resistência dos solos.

a Animob foi distinguida na categoria Startup

O concurso de ideias “Mafra Up”, promovido no âmbito da Semana do Empreendedorismo de Mafra, visa incentivar o surgimento de negócios nas áreas de desenvolvimento estratégico do Concelho, dinamizando o tecido empresarial do Concelho e promovendo a inovação, criatividade e espírito empreendedor dos munícipes.

De um total de 20 candidaturas apresentadas, foram distinguidos os projetos ANIMOB (na categoria Startup) e FERTISEA, na categoria Entrepreneur.

Os prémios atribuídos aos vencedores incluem a oferta de ingressos para a próxima edição do Web Summit, a integração directa no Bootcamp organizado pela Mafra & Ericeira Business Factory e a possibilidade de incubação gratuita do negócio, pelo período de seis meses, nas suas instalações. A Animob, por ter sido a ideia vencedora na categoria de Startup, recebeu também um prémio monetário no valor de €750.

Por outro lado, no final do mês de Maio foram anunciados os três finalistas do programa de aceleração Triggers, promovido pela Santa Casa da Misericórdia e gerido pela incubadora de impacto social Casa do Impacto, um projecto focado em objectivos ambientais, e desta lista de finalistas faz parte a AniMob.

Os três projectos finalistas foram escolhidos entre 73 candidatos, serão incubados na Casa do Impacto durante os próximos dois meses para concluir os protótipos e vão receber 1.500 euros para participar em conferências na sua área de interesse.

o grande objectivo do Triggers é dar ferramentas às startups para escalar ideias inovadoras

Inês Sequeira, líder da Casa do Impacto destacou que “as três soluções […] têm a curiosidade de serem novas ideias que têm na sua base modelos de negócio assentes na economia circular e na partilha de recursos e activos, aliado à sustentabilidade do planeta. O grande objectivo do Triggers é dar ferramentas às startups que têm a motivação e o know-how [conhecimento] dentro do seu sector, para escalar ideias inovadoras que podem ser a solução para problemas ambientais que enfrentamos”.

Para além da AniMob, os restantes finalistas que também demonstram a vontade de tornar o mundo num lugar mais verde são Material Species (um projecto da Studio8, que transforma os resíduos de demolição e construção em materiais de revestimento de qualidade, únicos e personalizados) e La Virgule, que tem como missão tornar o mundo do desporto e do ar livre uma realidade circular, transformando equipamentos técnicos, que seriam habitualmente incinerados, em mochilas funcionais, cool e resistentes.

O programa Triggers irá distribuir um total de 34,5 mil euros em prémios: o projecto vencedor será escolhido no dia 14 de Junho e será premiado com 15 mil euros. Já o segundo classificado receberá 10 mill euros e o terceiro classificado terá direito 5 mil euros.