Fotografia: Fran Eirin
Como que a assinalar a entrada no Outono, chega o primeiro alerta amarelo da temporada. A Protecção Civil colocou o território do Continente sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva forte passando a regime de aguaceiros, com possibilidade de trovoadas e vento forte.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta é uma situação que deverá prolongar-se entre as 09:00 de amanhã e as 14:59 de Sábado.
Ainda hoje vai registar-se um aumento da nebulosidade a partir do final da tarde e alguma precipitação forte no litoral Norte e Centro.
Estas condições climáticas têm origem numa depressão a Oeste do território nacional, com muita nebulosidade desenvolvida numa massa de ar tropical húmido, que resulta do que resta da tempestade tropical “Humberto”, que no início de Setembro fustigou Cabo Verde.
Assim, e depois da passagem desta depressão, prevê-se a continuação de chuva, pelo menos até 4 de Outubro, aliada a uma subida da temperatura, sobretudo no litoral o Oeste.