Advento

 

Fotografia: DR

 

O Advento, que se iniciou a 29 de Novembro, prolonga-se até ao dia 24 de Dezembro, correspondendo no calendário religioso às quatro semanas que antecedem o Natal – para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa pelo Nascimento de Jesus Cristo, durante o qual se deve privilegiar a fraternidade e a Paz.

As paróquias de S. Pedro da Ericeira e Nossa Senhora do Ó da Carvoeira, através do Cónego Armindo e do Padre Tiago, deixaram-nos recentemente uma mensagem de esperança que transcrevemos de seguida.

“BOM ADVENTO!

Queridos Paroquianos,

O Advento é o tempo de preparação para a celebração do Natal de Jesus. Celebramos o Natal sempre porque desde então Deus «fica connosco»!

Talvez este seja um Advento e Natal diferentes, mas é uma oportunidade para redescobrir, na sua simplicidade, as luzes do Presépio. Em tempo de pandemia, com tantas sombras e incertezas neste ano de 2020, queremos fazer parte do Presépio e desejamos partilhar a Luz pelas freguesias da Ericeira e da Carvoeira, com a Alegria e Esperança contagiante que vêm da pobre manjedoura, porque Deus mostra-Se Menino, vem e «fica connosco». Por isso teremos a coroa do Advento a iluminar o nosso caminho até ao Natal e queremos convidar cada família a construir o presépio em sua casa e a árvore de Natal.

Há 2000 anos, Deus nasceu Criança no meio de tantas adversidades. E nós vivemos agora novas dificuldades que precisam de ser ultrapassadas com o Seu exemplo. Que este Advento seja um tempo para centrar o olhar na Sagrada Família de Jesus, Maria e José e reconhecer em cada personagem do Presépio histórias felizes de superação de dificuldades que nos inspiram. Que seja um tempo para acolher Deus e renovar hábitos de oração familiar e comunitária – a Missa, a Confissão, as Laudes. Que seja um tempo para crescermos na amizade uns com os outros e estarmos mais perto das famílias carenciadas das nossas paróquias e também das famílias da Ilha da Boavista, em Cabo Verde, a quem queremos ver sorrir.

Que seja um tempo para vigiar, acolher, testemunhar, confiar, louvar e adorar o Deus Menino.”