Académico alemão prepara tese sobre a Reserva Mundial de Surf da Ericeira

ASP World Junior Ericeira 2014. - ph. José Guerra

 

Fotografia: José Guerra

 

Joris Simon Edelmann dedica-se actualmente a “avaliar o valor económico dos contributos do ecossistema cultural num destino de desporto ao ar livre – o exemplo da Reserva Mundial de Surf da Ericeira”. O autor da tese em desenvolvimento no Departamento de Ciências do Desporto da Universidade de Bayreuth é um estudante alemão de 27 anos que começou a fazer surf há cerca de 9 anos.

Como se iniciou nesta actividade nas ondas portuguesas e adora absorver a natureza e paisagens envolventes dos surf spots, a Ericeira surgiu como escolha natural para a sua tese de Mestrado. Que melhor case study para esta investigação do que um dos melhores destinos de surf à escala global e a única World Surfing Reserve (WSR) da Europa?

Joris Edelmann considera o tema analisado como “uma matéria de grande relevo, uma vez que os ecossistemas providenciam vários serviços às pessoas, contribuindo para o bem-estar humano”, o que vem ao encontro da principal linha de acção preconizada pela Save the Waves, associação padroeira das WSR: preservar as ondas, respectivos ecossistemas e paisagens envolventes.

Os ecossistemas providenciam vários serviços às pessoas, contribuindo para o bem-estar humano

O académico alemão caracteriza os serviços do ecossistema cultural como “os contributos não materiais e normalmente não consumíveis do ecossistema que influenciam os estados físicos e mentais das pessoas, como a beleza duma paisagem”. Sendo difícil medir os respectivos impactos económicos concretos, muitas vezes estes factores não são levados em conta pelos decisores políticos quando tomam opções estratégicas com impacto para as comunidades.

Para conseguir estudar e avaliar este impacto de forma científica, Joris Edelmann começou por criar dois inquéritos online, um para os desportistas (locais) e turistas que estão ou estiveram na Ericeira e outro para os grupos interessados (restaurantes; alojamentos; clubes de surf) locais.

As respostas a estes questionários servirão de matéria-prima para Joris Edelmann estabelecer, na fase seguinte do trabalho, uma comparação entre a forma como os desportistas ou turistas da Ericeira e os respectivos stakeholders da região medem o valor do contributo do ecossistema cultural em estudo.

O investigador agradece que aqueles que se enquadrem nestes dois grupos possam responder aos inquéritos, de forma a conseguir obter uma amostragem alargada e representativa de contributos.

Joris Edelmann - ph. DR

Joris Edelmann.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês