Fotografia: Jorge Matreno/ANSurfistas
A 15ª edição da Liga MEO Surf – a 1ª divisão do surf português -, que apresentou o calendário para a temporada de 2025 numa cerimónia na Ericeira, vai começar já amanhã na Figueira da Foz.
Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro partem com o estatuto de licra amarela Go Chill na qualidade de campeões em título. Nesta nova temporada a nova geração procura juntar-se ao palco maior do surf nacional, com nomes como Francisco Ordonhas, campeão europeu júnior em título, e Gabriela Dinis a lideraram as jovens promessas que procuram afirmar-se em mais uma edição do circuito.
o Allianz Ericeira Pro decorre entre os dias 16 e 18 de Maio
Entre as novidades para a temporada de 2025 está a associação da Liga MEO Surf à Quiksilver, patrocinador de grandes surfistas portugueses, como Tiago Pires, José Gregório, Francisco Ordonhas ou Jaime Veselko. Incluída nesta parceria encontra-se o convite aos melhores rankeados nacionais (masculino e feminino) para participarem no Quiksilver Fest, competição que envolve alguns dos melhores surfistas mundiais em Hossegor, França, entre Setembro e Outubro.
Também a PRIO se junta aos melhores surfistas nacionais através da Liga MEO Surf, numa lógica de performance desportiva, com o prémio PRIO Best Wave, que designará a melhor onda surfada de todas as etapas.
O calendário da Liga MEO Surf 2025 inclui cinco etapas: a primeira, o Allianz Figueira Pro, acontece de 28 a 30 de Março; a segunda, o Somersby Porto Pro, de 25 a 27 de Abril; a terceira, o Allianz Ericeira Pro, de 16 a 18 de Maio; a quarta, o Allianz Ribeira Grande Pro, de 13 a 15 de Junho; e a quinta e última, o Bom Petisco Peniche Pro, de 24 a 26 de Outubro.
Nas palavras de Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), “estamos de volta com a principal competição de surf em Portugal e com a missão nobre de celebrar e contribuir para evolução dos melhores surfistas portugueses. É aqui, na Liga MEO Surf, que é feito o exame final, onde os mais experientes se confrontam frente a frente com os ‘upcomers’ que ambicionam também serem referências tanto no Surf como no desporto em geral. Mais uma vez, em nome de todos, agradeço as renovadas apostas de todos os parceiros para fazer acontecer a Liga MEO Surf, com especial apreço de boas vindas à Prio e à Quiksilver. Espero também que a bandeira portuguesa possa voar bem alto no Quiksilver Fest, em Hossegor, e que a experiência possa ser bastante enriquecedora para os surfistas portugueses que venham a ser designados para participar nesta competição internacional”.
Para Guilherme Ribeiro, campeão nacional de surf em 2024 e 2022, “a minha época competitiva está quase a começar depois de três meses sem competições. Fiz uma pré-época muito boa com toda a minha equipa, dentro e fora de água! Sinto-me melhor que nunca e preparado para este ano. Especificamente para a Liga MEO Surf, estou muito motivado e quero defender o meu título de campeão nacional. O nível de surf em Portugal está altíssimo, por isso sei que não vai ser uma tarefa fácil, mas estou pronto para lutar por este título. A Liga MEO Surf tem uma grande importância nos meus objetivos durante o ano e dá-nos uma grande preparação para todos os objetivos internacionais. Tal como disse, o nível de surf em Portugal está muito alto e termos a oportunidade de competir todos uns contra os outros faz de nós melhores competidores e surfistas”.
Já para Teresa Bonvalot, campeã nacional em 2024, 2022, 2020, 2015 e 2014, “é sempre muito bom regressar à competição. O que mais gosto de fazer é competir, por isso sinto sempre falta disso. Poder competir por casa, pelas melhores ondas de Portugal, é algo incrível. Parto sempre com expectativas boas, com esperança de dar o melhor em cada etapa. Sempre que tiver a oportunidade de competir nas etapas da Liga MEO Surf, o meu objetivo vai ser mostrar o meu melhor surf e dar tudo o que tenho dentro de água”.
Segundo Francisco Ordonhas, campeão europeu júnior de 2024 e top 7 da Liga MEO Surf 2024 “após ter conquistado o título europeu, mantenho os mesmos objetivos, que passam por evoluir ao máximo todos os dias. Tento treinar ao máximo, levar o corpo ao limite e fazer o possível para evoluir. Na Liga MEO Surf 2025 espero continuar a fazer bom surf, controlar o que conseguir nos heats, para os resultados surgirem como consequência disso. Vou estar focado em mim e nas decisões que posso tomar. Se fizer isso, sei que os resultados virão como consequência e poderei conseguir o título nacional. Sinto-me bem e em boa forma, depois de semanas importantes de preparação para o novo ano. Especialmente, depois de ter participado no Mundial de Juniores da World Surf League, sinto-me preparadíssimo para atacar esta temporada. Foram semanas onde surfei muito, fiz ginásio e aproveitei para me focar na preparação do ano”.
Para Gabriela Dinis, vice-campeã nacional de 2023 e top 3 da Liga MEO Surf 2024 “as minhas expectativas para esta temporada são, acima de tudo, dar o meu melhor em cada etapa e evoluir o meu surf. Claro que vencer etapas é sempre um objetivo, mas o mais importante para mim é manter um nível de performance consistente e continuar a crescer como atleta. Depois do período de off-season, estou muito motivada para voltar a vestir a licra e competir novamente. Foi um tempo importante para treinar e preparar-me da melhor forma para este ano. O nível do surf feminino em Portugal está a crescer bastante, com cada vez mais talento e competitividade no circuito, o que torna os desafios ainda mais motivadores”.
A Liga MEO Surf conta ainda, pelo sétimo ano consecutivo, com o Grupo Jerónimo Martins como parceiro de sustentabilidade e enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos. As acções de sensibilização e de pedagogia enquadradas no Programa Mar Vivo Pingo Doce. Em 2024, estas iniciativas envolveram mais de 550 crianças provenientes das escolas dos concelhos de cada uma das etapas, sendo que, para a temporada que agora começa, irá existir um maior envolvimento das comunidades locais a favor da proteção dos oceanos.
Os fãs do surf nacional também têm uma palavra a dizer, participando nas escolhas dos seus surfistas preferidos no Fantasy Surfer, com um fato de surf da Quiksilver, modelo Highline, para o vencedor de cada etapa e ainda uma prancha da Polen Surfboards para o mais pontuado no final do ano. Para participar basta seguir os seus surfistas preferidos em fantasy.ansurfistas.com.
Em 2025 continuam as premiações especiais: o Allianz Triple Crown, que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas de Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande; a disputa pela Prio Best Wave de cada etapa; a melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras no Bom Petisco Girls Score; a melhor performance desportiva no Waversby Round e os prémios reservados aos melhores surfistas locais nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.
Destaque ainda para o Junior Tour, plataforma competitiva reservada aos talentos do surf nacional de até 20 anos. Em 2025, o Junior Tour será novamente composto por quatro etapas, com a abertura a acontecer já no início de Março, no Sul do país. Depois de três títulos nacionais consecutivos por parte de Martim Nunes, esta temporada irá haver um novo campeão, o que faz aumentar as expectativas para a disputa masculina, enquanto Maria Salgado irá defender o título feminino conquistado no ano passado.
Todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e de Peniche, o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz, Onda Pura, Ericeira Surf Clube, Associação Açores de Surf e Bodyboard, Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Campeões Nacionais nos últimos 5 anos
2024 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023 – Joaquim Chaves e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
Calendário Junior Tour 2025
Projunior #1 – 8 e 9 de Março – Portimão
Projunior #2 – 3 e 4 de Maio – Porto e Matosinhos
Projunior #3 – 21 e 22 de Junho – Aveiro
Projunior #4 – 26 e 27 de Julho – Santa Cruz