Fotografia: DR
Bilhete de Identidade
Gianmarco Russell Nevi (também conhecido como ‘Paso’)
Nascido a 12 de Junho de 1981 (38 anos) em Narni, Italia.
Conhece a Ericeira desde 2009 e aqui vive desde 2015.
Videógrafo freelancer e treinador de ténis.
A Ericeira é a casa que escolhi
A Ericeira é “a casa” que escolhi.
O que mais ama e menos gosta na Ericeira?
Gosto do facto de ser um “micro-cosmos” único, um lugar que permite cruzar histórias e pessoas tão diferentes. Pelo lado menos positivo, o facto de ter um envolvimento turístico tão grande e específico talvez possa afectar outros aspectos.
Quais são os seus locais favoritos?
As praias de São Julião, Algodio e dos Coxos em condições de mar gigante; o Miradouro da Praia do Norte (ou Algodio), o ‘Jogo da Bola’ e o centro da vila em geral bem cedo de manhã, o restaurante Mar d’Areia, o Adega Bar, a Barbearia Neves e o Clube Moínhos do Mar, o escritório do meu coração.
A Ericeira pode e deve oferecer muito mais que dormir-comer-surfar
Quais são as suas principais preocupações no presente e para o futuro da Ericeira?
O principal risco, na minha opinião, é perder-se o controlo no desenvolvimento do turismo ligado ao surf e a Ericeira ficar demasiado estática-passiva no meio de tantas mudanças rápidas. A Ericeira tem uma “alma” tão atractiva que pode e deve oferecer muito mais que “dormir-comer-surfar” em termos de cultura e actividades, sobretudo para quem vive a vila. Existe, de facto, o perigo de ficar agarrada ao desenvolvimento do surf e passar a ser só um sítio de férias de surf. Parece que falta um projecto mais amplo para descolar desta imagem, que já está a funcionar mas que também se encontra um bocado no limite.
Sabe o que é ser Jagoz?
Jagoz é, tecnicamente, quem nasceu aqui ou que vem de famílias locais. Resumindo: “Filho da Ericeira”.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês