À descoberta dos Bosques da Mata Pequena através dos sentidos

 

Fotografia: DR

 

A Hearts Into Nature vai organizar um passeio sensorial pelos bosques da Aldeia da Mata Pequena no dia 4 de Maio, a partir das 10 horas.

Neste passeio sensorial os participantes vão poder explorar a natureza dos bosques que envolvem o rio Lizandro, o vale de Cheleiros e a Aldeia da Mata Pequena, uma típica aldeia saloia cuidadosamente recuperada, onde as construções e os objectos tradicionais contam histórias de outros tempos.

os cinco sentidos unidos para observar as árvores dos bosques e conhecer as diversas espécies de flores silvestres

Ao longo dos trilhos que conduzem à aldeia, os bosques de carvalhos, choupos, carrascos e sanguinhos envolvem todos os presentes na sua sombra e ar frescos, de forma a proporcionar um serão tranquilo e revigorante. Neste passeio todos serão convidados a utilizar os cinco sentidos para observar as árvores destes bosques e conhecer as diversas espécies de flores silvestres que crescem agora nos campos de Cheleiros.

Após a visita à aldeia, haverá uma surpresa no Penedo do Lexim: uma antiga chaminé vulcânica que integrava o complexo vulcânico de Lisboa. Aqui, sob a imponência das rochas basálticas e a presença protectora do bosque de carvalhos ao seu redor, será realizada uma pausa, onde se vai fazer silêncio e despertar os sentidos para se poder sentir todos os elementos da natureza de uma forma mais próxima.

A guiar esta visita estará a bióloga Filipa Heitor, que ajudará na devida percepção desta magnífica área verdejante, recheada de flora e curiosidades.

Penedo do Lexim – ph. DR

O ponto de encontro está marcado para a Igreja de Cheleiros, na Rua da Sociedade. O percurso é considerado moderado, ou de nível 2, e tem uma distância de 7 quilómetros: o trajecto poderá apresentar desníveis acumulados maiores ou algumas zonas com declives acentuados ou zonas com terreno acidentado e irregular. É adequado a pessoas saudáveis e maiores de 10 anos, que caminhem com frequência, mas não requer elevada preparação física.

Embora seja um passeio de fácil realização, é importante levar botas ou ténis com boa aderência, calças confortáveis para caminhar, chapéu, protector solar, água, uma merenda e alimentos energéticos, como frutos secos ou barras de cereais.

O preço de participação é de 15 euros por adulto e de 10 euros para crianças e jovens até aos 17 anos. A inscrição deve ser realizada através do website da Hearts Into Nature até 24 horas antes do evento.