À descoberta da Natureza no Vale da Igreja Nova

 

Fotografia: DR

 

Amanhã, dia 14 de Setembro, às 10 horas, pode descobrir (ou redescobrir) os mais belos recantos do Vale da Igreja Nova, através de uma caminhada pela natureza e aldeias típicas desta área que têm muita história, num percurso sempre acompanhado pela guia Filipa Heitor.

Os participantes vão começar esta jornada desde a Igreja Nova, descendo por um trilho ao longo do vale, acompanhando uma parte da Ribeira da Mata, um dos afluentes do rio Lizandro. Aqui os carvalhos, choupos, salgueiros e freixos envolvem os presentes na sua frescura, e a tranquilidade do som da água da ribeira acompanha cada passo.

uma típica aldeia saloia cuidadosamente recuperada, onde as construções e os objectos tradicionais contam histórias de outros tempos

De seguida o grupo iniciará uma subida em direcção à Aldeia da Mata Pequena, com amplas vistas sobre o vale. A Aldeia da Mata Pequena é uma típica aldeia saloia cuidadosamente recuperada, onde as construções e os objectos tradicionais contam histórias de outros tempos.

Após a visita à aldeia, desce-se para a ribeira, seguindo-se por um trilho na floresta até à centenária Fonte da Bica, junto à entrada da Aldeia da Mata Grande. No regresso serão percorridos caminhos ladeados por roseiras-bravas, salsaparrilhas, estevinhas, sanguinhos-das-sebes e muitas outras plantas.

O percurso tem uma distância de 7 quilómetros e está programado para terminar às 15 horas, sendo considerada uma rota de dificuldade moderada, ou seja nível 2, uma vez que pode apresentar desníveis acumulados maiores ou algumas zonas com declives acentuados ou zonas com terreno acidentado e irregular. É adequado a pessoas saudáveis, que caminhem com frequência, não requerendo elevada preparação física.

O ponto de encontro está marcado para a Pastelaria “7 é Diferente é Especial”, na Rua 25 de Abril 33, Igreja Nova.

O preço de participação é de 15 euros para adultos e de 10 euros para menores de 17 anos. É importante lembrar que este percurso não é aconselhado para menores de 10 anos.

As inscrições podem ser realizadas através do website da organizadora Hearts into Nature.