Fotografia: DR
Entre 23 de Março e 8 de Abril vai realizar-se a 4ª edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar da Ericeira. Este certame, que arranca Sexta-feira, será uma boa oportunidade para marcar um primeiro encontro ou renovar a relação com uma das iguarias marítimas mais desejadas pelos cozinheiros e apaixonados das especialidades gastronómicas pelo seu sabor intenso e único.
O festival incluirá, ao longo de mais de duas semanas, jornadas técnicas, degustações, showcooking e mostra gastronómica nos restaurantes aderentes. Será, assim, possível ver de perto a forma como o ouriço é cultivado, produzido e comercializado através de visitas e palestras com oradores especialistas. O projecto Go Foodies participará com a iniciativa Vamos à Maré, que consiste em idas na maré-vazia à praia de Ribeira d’Ilhas acompanhadas pelo cientista Ricardo Melo para observação, identificação e apanha de ouriços-do-mar e algas.
Logo no dia 23 de manhã, destaque para as jornadas técnicas no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, com a presença de investigadores nacionais e internacionais; nos dias 24 e 25 de Março à tarde – entre as 16 e as 18 horas – o Mercado Municipal da Ericeira receberá showcooking com chefs de Portugal, Brasil e Itália.
Uma mostra gastronómica disponibilizará a possibilidade de experimentar as sugestões (sejam apresentadas ao natural ou confeccionadas das mais variadas formas, da açorda ao risotto, passando pelo caril) dos 22 restaurantes aderentes durante todos os dias do festival:
Tik Tak; Uni Sushi; 7 Praias na Baleia; A Brasa na Gruta; A Tasquinha; Cozinha 21; Esplanada das Furnas; Estrela do Mar; Funky; Mar à Vista; Marisqueira Brisa; Marisqueira César; Marisqueira Furnas; Onegai Sushi Bar; O Vigarista; Prim; Restaurante Dom Carlos; Sul; Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar; Ti Matilde; Toca do Caboz; e Viveiros do Atlântico.
Desde a primeira edição, realizada em 2015, que o Festival Internacional do Ouriçoo-do-Mar da Ericeira pretende valorizar um produto muito especial e que, cada vez mais, contribui para a chamada economia do mar ao estar relacionado com temas actuais e importantes como preservação de recursos, biotecnologia e biodiversidade. Mas, acima de tudo, a missão do festival é divulgar (e dar a provar) uma iguaria que equivale a dar um mergulho no mar… neste caso, o da Ericeira, outrora Ouriceira – onde o Paracentrotus Lividus tem grande tradição.
Consulte aqui a programação integral deste festival.