Fotografia: DR
O II Festival Internacional de Órgão de Mafra vai realizar-se entre os dias 14 e 22 de Abril na Basílica de Mafra e nas igrejas da Ericeira, Gradil, Livramento e Encarnação.
Símbolo da cultura organística de excelência em Portugal, o Concelho de Mafra possui um património único no mundo. Com o intuito de o divulgar, a Câmara Municipal organiza este evento, que inclui actuações na Basílica de Mafra e nas igrejas que possuem órgãos históricos: Gradil, Ericeira, Livramento e Encarnação. A intensa actividade organeira, que decorreu no século XIX, estendeu‑se dos seis instrumentos da Basílica de Mafra a localidades vizinhas.
Os programas incluirão artistas portugueses e estrangeiros e apresentarão o órgão enquanto solista e instrumento acompanhador. O festival começa com a actuação do espanhol Juan María Pedrero, na Igreja de São Silvestre do Gradil, no dia 14 de abril, às 21:30, seguindo-se, no dia 15 de Abril, um Concerto de Violoncelo e Órgão na Igreja de S. Pedro da Ericeira, às 17:30, com Diana Vinagre e João Vaz.
No segundo fim-de-semana, a música para coro e órgão está a cargo do Ensemble S. Tomás de Aquino e de André Ferreira, no dia 20 de Abril, às 21:30, na Igreja de Nossa Sra. do Livramento. A 21 de Abril, às 21:30, a Igreja de Nossa Sra. da Encarnação abre portas ao italiano Enrico Zanovello, que tocará no órgão histórico.
O concerto de encerramento será protagonizado pelo Coro Gregoriano de Lisboa, acompanhado pelo organista Sérgio Silva, na Basílica de Mafra, no dia 22 de Abril, às 21:30.
As entrada são gratuitas e limitadas às lotações de cada espaço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 261 817 170.