Fotografia: Jessica Wilson
A Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal (FAS/Portugal) promove no Sábado, a partir das 14.30 horas, o primeiro Simpósio sobre a Dádiva de Sangue, a ter lugar no Auditório Beatriz Costa, em Mafra.
Organizado em conjunto com as Associações de Dadores de Sangue de Mafra, Sintra e Torres Vedras, o evento conta com a presença do presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Hélder Trindade, da responsável pela Consulta do Viajante, Rosa Teodósio (Instituto de Higiene e Medicina Tropical) e representantes do Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, dos hospitais de Amadora-Sintra e Torres Vedras, do Centro de Saúde de Mafra, do presidente da Câmara Municipal de Mafra, do presidente da FAS/Portugal, a direcção da escola José Saramago, em Mafra, e dirigentes do pelouro da saúde das Câmaras Municipais de Sintra e Torres Vedras.
O simpósio tem como missão alertar a população para a importância de dar sangue e reflectir sobre esses mesmos serviços de saúde. Do programa consta uma abordagem ao paludismo, às estruturas que acompanham as colheitas, conversas sobre o sangue e os serviços associados e informações sobre a isenção dos dadores. Já as escolas vão apresentar projectos de incentivo à dádiva de sangue.
A entrada no evento é gratuita e aberta à população.