Uma aventura a pé por Cheleiros

 

Fotografia: Caminhando.pt

 

No dia 15 de Fevereiro será possível descobrir Cheleiros com um percurso a pé organizado pela Caminhando.pt: trata-se de uma zona repleta de motivos de interesse, sejam as Cascatas de Anços ou a muito bem preservada Aldeia da Mata Pequena.

Outro dos pontos desta viagem pelo tempo é, por exemplo, a Ponte Romana, composta por um só arco de volta inteira com tabuleiro em cavalete e guarda murada. O intradorso do arco revela um aparelho de cantaria, enquanto todas as restantes superfícies se apresentam integralmente rebocadas, à excepção do pavimento, constituído por seixos rolados.

um percurso de 14 km com nível de dificuldade de 3.5

O Penedo do Lexim é outro dos locais mais visitados desta região: trata-se de uma antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, apresentando uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos.

Esta elevação implantada junto à Ribeira de Cheleiros (actual União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros) foi escolhida como espaço habitacional durante milénios – encontram-se registadas fases de ocupação de diversos períodos cronológicos desde o Neolítico (4000 anos antes de Cristo) até à época Romana -, constituindo um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra.

cascata - ph. Caminhando.pt

Esta caminhada inclui outros pontos de interesse, como a Igreja Matriz de Cheleiros, o Rio Lizandro ou o Rio Mourão.

O encontro está marcado para o Largo da Igreja Matriz de Cheleiros, localizado na Rua da Sociedade. A hora de início está marcada para as 9:20, com término previsto para as 14 horas.

Penedo do Lexim – ph. DR

A actividade terá um percurso de 14 km e um nível de dificuldade de 3.5, numa escala de 1 a 5, sendo 5 o mais elevado. Recomenda-se o uso de calçado e roupa adequada para caminhadas.

A inscrição (que inclui seguro de acidentes pessoais, guias e acompanhamento) tem o valor de 10 euros, podendo ser efectuada através do formulário disponível no site da caminhando.pt.