Fotografia: DR
A época balnear arrancou, no concelho de Mafra, no passado dia 12 e entretanto foi conhecida a lista das 53 “praias Zero Poluição”, localizadas em 30 concelhos de Portugal.
No concelho de Mafra, mais precisamente nas freguesias da Ericeira e Santo Isidoro, foram duas as praias que receberam esta distinção: Baleia (ou do Sul) e Coxos.
Em 43 praias do Continente, seis dos Açores e quatro da Madeira não foi detectada qualquer contaminação microbiológica aquando das análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
todas as praias estão classificadas com qualidade de água excelente
Os concelhos com maior número de praias “Zero poluição” são Alcobaça, Porto Santo e Tavira (quatro praias) e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo, com três. O concelho de Torres Vedras sofreu uma retirada de nove praias da lista e o de Angra do Heroísmo (Açores) de cinco. Pelo segundo ano consecutivo, não existem na lista praias interiores, “ao contrário do período de 2016 (ano em que a associação iniciou esta avaliação) a 2019”.
Este total de 53 praias representa 8% do total das 643 zonas balneares em funcionamento em 2021 e um decréscimo de 22% no número de praias relativamente ao ano passado (em 2020 foram distinguidas 68 praias). A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável explicou em comunicado que “na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detectada a presença de microorganismos, mesmo que muito longe do valor-limite” essas praias “deixam de poder ser consideradas praias Zero poluição”. No entanto, todas as praias distinguidas no ano passado estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”.
Consulte aqui a lista completa das Praias Zero Poluição.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês