Semente entre as melhores pranchas portuguesas

 

Fotografia: Ricardo Ramos

 

A Semente Surfboards é uma das marchas de pranchas mais reconhecidas do nosso país há vários anos e desta vez a distinção chega da publicação internacional Rad Season.

Num artigo intitulado “The Best Surfboard Shapers in Portugal”, este site fundado em 2016 por Oli Russell-Cowan selecciona em dois capítulos os shapers e as marcas que produzem as pranchas de surf de maior qualidade num dos países europeus que atrai mais praticantes de todo o mundo.

São apenas seis os produtores que entram neste clube restrito: Barbudas Surfboards (Aljezur), Fatum Surfboards (Peniche), Ferox (São Brás de Alportel), Lisbon Crooks and Surfers (Lisboa), Matta (Costa da Caparica)… e a Semente da Ericeira, que tem como mítico shaper Nick Uricchio.

Follow your dreams is the only thing I would like to share. They may not always work out as planned, but if you don’t try it will haunt you forever.

A marca que tem fábrica e showroom no armazém A da Rua Belo Horizonte, em Ribamar, Ericeira, foi criada por Nick Uricchio e Miguel Katzenstein no já longínquo ano de 1982, tendo desempenhado um papel importante na evolução da História do Surf Nacional.

Conhecida pela importância dada tanto ao design como aos materiais utilizados no fabrico das pranchas, a Semente sempre se manteve fiel às suas raízes, que têm no amor ao surf e na relação directa entre o shaper e o surfista dois trunfos essenciais.

Numa pequena entrevista com Nick Uricchio é possível perceber como a ideia original dos dois sócios (que continuam a trabalhar em conjunto passados já 37 anos) floresceu ao longo dos anos.

O artigo original está disponível aqui.