Fotografia: Pedro Mestre
O brasileiro Samuel Pupo conquistou hoje o EDP Billabong Pro Ericeira, campeonato de 10.000 pontos das Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL), que terminou esta tarde na praia de Ribeira D’Ilhas.
Na final da prova, o surfista de 19 anos não deu hipótese ao seu adversário, o australiano Stuart Kennedy, de 29 anos. O atleta brasileiro fez uma pontuação final de 16,57 pontos (em 20 possíveis) contra os 12,80 do seu adversário. Este é o melhor resultado da carreira para Samuel Pupo, que agora se encontra entre os lugares de qualificação do QS para o Championship Tour (CT) de 2020: o surfista de São Paulo subiu 30 posições no ranking, para o 9º lugar. Também Stu Kennedy subiu no ranking, saltando 35 lugares para ocupar agora a 15ª posição.
Nas meias-finais do evento, fase com a qual começou este último dia de competição em Ribeira D’Ilhas, Samuel Pupo tinha derrotado o australiano Jacob Wilcox e Stu Kennedy tinha eliminado o brasileiro Yago Dora.
Esta vitória de Pupo reforça ainda mais a hegemonia brasileira nos eventos com a mais alta pontuação no circuito da divisão de acesso à elite do surfe mundial: Miguel Pupo (irmão de Samuel, que hoje se emocionou com a vitória do “caçula) conquistou o Abanca Galícia Classic Surf Pro, enquanto os dois anteriores QS10.000 foram vencidos por Deivid Silva (em Ballito, África do Sul) e Yago Dora – o US Open of Surfing, na Califórnia, EUA.
Com o 9º lugar obtido no EDP Billabong Pro, Frederico Morais subiu ao 6º posto do ranking do QS – com 17,450 pontos, apresenta um resultado de 1.050 pontos para “descartar” –, sendo que os dez primeiros surfistas no ranking do QS se qualificam-se para o CT do próximo ano.
A oficialização dos surfistas qualificados para o circuito mundial de 2020 só acontecerá no final da época, em meados de Dezembro.
Entre as meias-finais e a final do evento, realizou-se o “Legends Heat powered by You and the Sea”, em que o australiano vice-campeão mundial de 2007, Taj Burrow, bateu o português Tiago “Saca” Pires.