Rolanda Trio homenageia Nina Simone no Jazz @ Copo

Rolanda Semedo. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O Jazz @ Copo vai celebrar no Sábado a singular obra e espólio musical deixado por Nina Simone através de um duplo-showcase de Rolanda Trio em homenagem a uma das divas do jazz norte-americano. A primeira das apresentações será às 19 horas no wine bar Vira Copos – na Rua do Caldeira – e, mais tarde, às 23 horas, no Tik Tak – Rua 5 de Outubro.

A iniciativa da promotora de concertos jazz, improvisação e fusão Blackbird tem por missão valorizar o género musical jazz, aproximando-o do público português através de espectáculos em espaços culturais cujo conceito se insere neste género musical e suas variações. As actuações, de entrada gratuita, seguem uma linha de arte livre: os músicos recebem uma compensação financeira de acordo com aquilo que o público lhes oferece durante o espectáculo.

A 1ª edição do Jazz @ Copo realizou-se na Ericeira entre os meses de Abril e Junho, com concertos duplos aos fins-de-semana. Com este tributo, a iniciativa celebra o seu 10º evento na vila e a expectativa é que, no futuro, novos artistas dêem continuidade à herança do jazz pelos bares jagozes.

A homenagem a Nina Simone será protagonizada pelo Rolanda Trio, encabeçado por Rolanda Semedo (na foto), voz portuguesa com ascendência cabo-verdiana que já editou dois álbuns em nome próprio (Vida e Screenplay). A acompanhar a cantora estarão o pianista angolano António Palma – que já partilhou o palco com Carlos do Carmo, Rita Guerra, António Zambujo, Sara Tavares, entre outros – e o saxofonista Manuel Lourenço, conhecido do grande público pelas suas participações enquanto actor em diversas telenovelas portuguesas (Morangos com Açúcar, Amanhecer, etc.).

Os espectáculos são de entrada gratuita.