Rita Lello promove Laboratório de Experimentação Teatral na Ericeira

 

Fotografia: DR

 

Aos sábados, até ao dia 19 de Julho, a actriz e professoa Rita Lello apresenta o LET – Laboratório de Experimentação Teatral, a decorrer no Terra Lodge e na sede da Filarmónica Cultural da Ericeira, entre as 15 horas e as 17:30.

Com a missão de incentivar a experimentação artística e sensibilizar a população em geral a ser público e promover a inter-geracionalidade e a inclusão, este projecto tem como visão elevar a qualidade da oferta de aulas de teatro no Concelho de Mafra, promovendo o contacto com professores de excelência.

várias abordagens à metodologia teatral, estimulando a criatividade, a identidade e as competências sociais

No seguimento do aumento e da qualidade da oferta cultural que se tem verificado ultimamente nesta região, Rita Lello sente estar na altura de dar um passo em direcção à formação de actores e não actores, através de processos criativos contemporâneos, permitindo a descoberta de novos talentos, mas sobretudo fomentando o encontro entre várias gerações e proveniências, a criatividade de pensamento e, em simultâneo, a interacção entre alunos, comunidade local e público.

O LET tem como objectivos que os alunos tenham contacto com as várias abordagens à metodologia teatral, estimular a criatividade, a identidade e as competências sociais. O curso deverá iniciar os alunos nas ferramentas que lhes serão úteis e necessárias tanto à prática teatral como à vida e despertá-los para maneiras de estar que lhes permitam tirar o maior partido da viagem que estão agora a iniciar.

Recorrendo a ferramentas pedagógicas variadas e exercícios práticos diversos, as aulas permitem trabalhar a confiança, a desinibição, o corpo/movimento (sempre atendendo às características especificas de cada aluno), a voz, a improvisação, o erro como matéria de crescimento e ferramenta de trabalho, o texto, entre outros aspectos. Ainda, e em simultâneo, a escolha do texto e do trabalho dramatúrgico.

A planificação do curso inicia-se com uma primeira fase dedicada a exercícios teatrais baseados em várias metodologias, desde Stanislavski a Viola Spolin. Serão trabalhados aspectos como a escuta corporal na acção teatral e a identificação das diferentes vias de comunicação no trabalho do actor, desenvolvendo interacção, cumplicidade e conflito.

serão exploradas técnicas de encenação, com foco na triangulação cénica

Além disso, será abordada a interacção das múltiplas inteligências relacionadas com o trabalho do actor, incluindo corpo, voz e consciência cénica individual e colectiva. O curso contempla, também, a construção da personagem contemporânea de forma crítica e inovadora, o desenvolvimento do espírito de criatividade e pesquisa, bem como a aplicação de métodos de trabalho individuais e colectivos. Serão exploradas técnicas de encenação, desde a dramaturgia da palavra, do espaço e do corpo até à apropriação dos elementos de tempo e espaço, com foco na triangulação cénica.

As aulas destinam-se a maiores de 14 anos. Para inscrições e mais informações é possível entrar em contacto através do e-mail xanalagusi.producao@gmail.com ou pelo telefone (+351) 963 869 950.

Sobre Rita Lello

Rita Guerra de Oliveira e Silva Lello nasceu em Lisboa a 20 de Fevereiro de 1970. É Pós-graduada em Teatro e Comunidade na ESTC, Licenciada em Tradução pelo ISLA e em Teatro pelo IFP com Aldona Skiba-LIckel, desenvolve deste 1994 trabalho em Teatro Cinema e Televisão nas vertentes de Actriz, Encenadora, Directora de Actores, Tradutora e Professora.

Trabalhou regularmente com Mário Viegas e António Feio, que considera duas referências fundamentais, e passou por companhias como a Cornucópia, Teatro Experimental de Cascais, Primeiros Sintomas, Teatro do Bolhão e Teatro Extremo. Numa colaboração mais continuada esteve com Juvenal Garcês na Companhia Teatral do Chiado, entre 1994 e 2010, e está na Barraca desde 2008, desempenhando funções como Actriz, Encenadora, Tradutora e Dramaturgista.

Como actriz protagonista trabalhou autores como Fassbinder, Shaffer, Horovitz, Jamiaque, Strindberg, Shaw, Pomerance, Sófocles, Tennessee Williams, Shakespeare, Jasmina Reza, François Veber, Sam Sheppard, Charles Busch, Stau Monteiro, Saramago, Lorca, Watanabe, Camus ou Paloma Pedrero.