Regresso ao Passado em Ribeira d’Ilhas

Quem sabe nunca esquece no Revival '13. - ph. José Guerra

 

Texto: Hugo Rocha Pereira | Fotografia: José Guerra e AZUL-Ericeira Mag

 

A última etapa do Circuito Inter-Sócios do Ericeira Surf Clube, realizada em Ribeira d’Ilhas no passado fim-de-semana, não se ficou pelas categorias habituais. Os surfistas mais antigos foram convidados a juntar-se à prova no Domingo, o que proporcionou um dia de convívio entre gerações com sal nas veias. E, para ajudar à festa, os cerca de vinte veteranos tiveram a oportunidade de voltar a surfar as ondas perfeitas daquela praia sem crowd, como nos bons velhos tempos. Claro que, no final do Masters Revival, o menos importante foram as classificações.

Apanhámos Pedro “Pêpê” Carrasco, o grande impulsionador deste evento, para uma breve conversa sob o signo do revivalismo.

 

Fala-nos do primeiro Revival, que acaba por ser a semente deste evento.

O primeiro Revival que organizámos (Ribeira d’Ilhas Revival, em 2007) aconteceu por ocasião do 30º aniversário do primeiro Campeonato Nacional de Surf, que tinha decorrido precisamente aqui em Ribeira d’Ilhas. Esse campeonato de 1977 foi ganho pelo João Rocha, que está cá hoje para participar no heat dos Grand Kahuna, juntamente comigo, com o “Guidão”, o Cótinha e o Miguel Aragão.

Esse Revival de 2007 foi um verdadeiro festival. Fomos todos à água em diversas alturas do dia e foi tudo retro: surfava-se com pranchas da época, só se podia entrar no parque de estacionamento com veículo da época, fosse bicicleta, moto, carro ou carrinha e depois tivemos uma festa com música da época com um conjunto da época… tudo para criar um ambiente revivalista. Planeávamos fazer uma edição de cinco em cinco anos, mas no ano passado não deu para fazer.

 

Mas voltaram a fazer este ano, ainda que noutros moldes…

Este ano fizemos uma coisa diferente, em conjunto com o Ericeira Surf Clube: houve campeonato, com heats e tudo, para as classes que existem no Mundial: + de 35 anos (inserida no circuito do ESC), Grand master (+ de 40 anos), Kahuna (+ de 45 anos), Grand Kahuna (+ de 50 anos) e ainda Jurassik Master (+ 60 anos), que não existe no Mundial.

 

No Revival de 2007 só se podia entrar no parque de estacionamento com veículo da época, fosse qual fosse.

 

E contaram com nomes muito representativos quer da Ericeira quer do início do surf em Portugal.

Além do João Rocha, que venceu o primeiro Campeonato Nacional de Surf, temos cá outros nomes históricos, como o Luís Narciso (por muitos considerado o primeiro surfista moderno português e que já não fazia surf há muito tempo), o Aragão e o Pirujo. E também marcaram presença uns quantos clássicos da Ericeira, como o Álvaro Botelho, o Luís Reis ou o José Menezes.

 

E já há planos para o futuro?

A ideia é fazer uma espécie de festival como há o de Biarritz – ou seja, fazer um festival revivalista de surf da Ericeira, juntamente com outros campeonatos, como o austríaco, existindo uma vertente de competição e outra vertente de convívio.

Pedro "Pêpê" Carrasco, impulsionador do Revival. - ph. José Guerra

Pedro “Pêpê” Carrasco, impulsionador do Revival. – ph. José Guerra

"Pêpê" antes de entrar para o seu heat. - ph. AZUL-Ericeira Mag

“Pêpê” antes de entrar para o seu heat. – ph. AZUL-Ericeira Mag

João Rocha, vencedor do primeiro campeonato nacional em Ribeira d'Ilhas em 1977. - ph. AZUL-Ericeira Mag

João Rocha, vencedor do primeiro campeonato nacional em Ribeira d’Ilhas em 1977. – ph. AZUL-Ericeira Mag