Fotografia: DR
Sábado as musicalidades de Portugal e da China vão abraçar-se em Mafra no âmbito do encerramento da exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, a decorrer actualmente no Torreão Sul do Real Edifício.
Através dum encontro musical que pretende celebrar a amizade secular luso-chinesa, o recital “Porto Interior” contará com a interpretação de temas do folclore clássico português e chinês, abrindo ainda espaço para a improvisação, interpretados por Rão Kyao (flautas de bambu) e a instrumentista e cantora chinesa Lu Yanan (guzheng), que actuou como solista com a Orquestra Filarmónica de Pequim.
Rão Kyao e Lu Yanan serão os protagonistas deste espectáculo musical
No mesmo dia 22 de Abril, às 18:30 e às 20:30, serão realizadas duas visitas guiadas pelo Comissário Científico da exposição, Enio de Souza, do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa.
A exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, patente até ao dia 30 de Abril no Torreão Sul do Palácio, integra o acervo museológico do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em Lisboa, na qual se encontram representadas peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas actuações na Europa ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX.
Esta mostra foi inaugurada no âmbito do 3º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património Mundial da UNESCO, tratando-se de uma organização da Câmara Municipal de Mafra com o apoio da Fundação Jorge Álvares e do CCCM.
O projecto conta, igualmente, com o contributo de Frank Kouwenhoven, Director da European Foundation for Chinese Music Research (CHIME).
O concerto está marcado para as 21:30 e é de entrada gratuita, mediante o levantamento de ingressos (entretanto já esgotados) nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira.