Fotografia: Jorge Matreno/ANSurfistas
Entre os dias 16 e 18 de Setembro – de Quinta-feira a Sábado, portanto –, os melhores surfistas portugueses voltam a reunir-se para disputar a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2021 – esta prova será disputada em Peniche, após oito anos desde a última vez que uma etapa da principal competição de surf em Portugal se realizou aqui.
Dentro de poucos dias, o Bom Petisco Peniche Pro voltará a trazer acção à Capital da Onda, depois de, em 2012, Nic von Rupp e Maria Abecasis vencerem em Supertubos e, em 2013, Frederico Morais e Teresa Bonvalot terem triunfado no Pico da Mota.
o Bom Petisco Peniche Pro está de regresso à Liga MEO Surf, ao fim de oito anos
Apesar de Vasco Ribeiro já ter garantido o título nacional de forma antecipada, após superar os quartos-de-final na etapa anterior – o Allianz Sintra Pro -, durante estes dias serão disputados os restantes lugares do pódio masculino. O mesmo acontecerá na competição feminina: no dia 9 de Setembro, Francisca Veselko (atleta que representa o Ericeira Surf Clube) sagrou-se campeã nacional de surf 2021, garantindo a conquista do título também de forma antecipada, desta vez fora de água, uma vez que a actual número 2 do ranking, Carolina Mendes, confirmou que não marcaria presença nesta etapa final.
“Estou muito feliz com esta conquista. Foi um título com um sabor diferente, sim. Penso que, embora não tenha vencido qualquer etapa, acabei por ser premiada pela regularidade que mostrei ao longo do ano. Preferia que a Carolina Mendes fosse ao Bom Petisco Peniche Pro para discutirmos o título na água. Ela é uma surfista muito competitiva e, certamente, que me iria obrigar a elevar o nível”, expressou Kika Veselko.
A brand manager da marca Bom Petisco pronunciou algumas palavras sobre esta etapa e a parceria desenvolvida ao longo de vários anos: “Ser naming sponsor de uma etapa e de um sub-trofeu da Liga MEO Surf vai muito além de uma simples parceria. Resulta de uma relação que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos anos e que assume o surf como parte da nossa identidade enquanto marca. Para a Bom Petisco é sempre um privilégio poder fechar a temporada da Liga MEO Surf, sendo que este ano estamos ainda mais entusiasmados por esta última etapa ser em Peniche – referência por excelência do surf em Portugal. Desejamos boa sorte a todos os atletas e vemo-nos no Bom Petisco Peniche Pro!”.
etapa servirá de rampa de lançamento para o regresso da elite mundial a Peniche
Esta etapa será também uma oportunidade das provas de surf regressarem a um palco de excelência do surf mundial, depois da pandemia ter causado o cancelamento da prova do circuito mundial de surf da World Surf League, nos últimos dois anos. Assim, o Bom Petisco Peniche Pro servirá também de rampa de lançamento para o regresso da elite mundial a Peniche, que deverá acontecer já em Março do próximo ano.
Tal como as restantes etapas, para os surfistas locais, sobretudo os mais jovens que procuram afirmação nos circuitos nacionais, estas são paragens especiais. Guilherme Fonseca e Carolina Santos partem para o Bom Petisco Peniche Pro como uns dos melhores surfistas da região e podem aproveitar o “factor casa” para surpreender a concorrência e vencerem pela primeira vez na Liga MEO Surf. No caso de Guilherme, isto já esteve perto de acontecer por diversas vezes e também este ano, na etapa da Figueira da Foz, consagrado o segundo classificado, tendo alcançado assim o 5º posto do ranking à entrada para esta etapa e com possibilidade de terminar no top 3 final.
“Fico muito feliz e motivado pelo regresso da etapa de Peniche, pois quase de certeza que vão dar ondas boas, com potencial para fazermos o nosso melhor surf. Este campeonato, sem dúvida, que também vai motivar os atletas mais jovens da terra a serem melhores surfistas ao se compararem com os surfistas da Liga MEO Surf. Peniche é o lugar mais consistente na Europa para fazer surf e espero que continue a ser uma escolha da Liga nos próximos anos. Pelo que vi, vai começar a entrar uma ondulação a partir de dia 13 de Setembro e espero que se mantenha assim. Esteja vento sul ou norte, vão haver sempre boas opções com altas ondas. Acho que todos os atletas estão super motivados e espero mostrar bom surf em casa, pois sinto que estou com mais ritmo que nunca, vindo agora das Maldivas. Que venham as ondas!”, são palavras de Guilherme Fonseca.
Carolina Santos, que ocupou o top 6 do circuito nacional em 2020, mostrou-se motivada com o regresso da competição a sua casa: “Estou super entusiasmada com o regresso da Liga MEO Surf a Peniche, sobretudo por ter a oportunidade competir em ‘casa’ após alguns anos. Peniche é, provavelmente, um dos sítios em Portugal mais consistentes e com melhores ondas, por isso, tenho a certeza que vamos ter campeonato com altas ondas e muito bom surf. Espero que os melhores surfistas nacionais estejam presentes em força, pois o Bom Petisco Peniche Pro vai ser um grande campeonato”.
Em termos de troféus laterais, a Liga MEO Surf conta com a luta pela melhor manobra na Go Chill Expression Session premiada (masculino e feminino), o Bom Petisco Girls Score, um primeiro prémio exclusivamente dedicado às senhoras para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino, a Joaquim Chaves Best Wave, a Super Bock Power Round, onde as pontuações do round 3, uma das fases mais competitivas e a última a disputar-se em baterias de quatro atletas, tanto no masculino como no feminino, serão convertidas em Super Bock.