Os “Sabores da Tapada Real” estão de volta a Mafra

 

Fotografia: Catarina Mexia

 

Já a decorrer desde 2 de Fevereiro e regressando entre os dias 9 a 11 deste mês, os amantes da gastronomia têm novo encontro marcado com a culinária rica da região de Mafra. A Mostra Gastronómica “Sabores da Tapada Real”, organizada pela Câmara Municipal e a Tapada Nacional de Mafra, promete uma experiência única para os paladares mais exigentes.

Ao todo, são 15 os restaurantes que participam nesta edição, oferecendo uma variedade de pratos que destacam a essência da cozinha local: Adega do Convento, Brasão, Convento da Cerveja, Escondidinho, João da Vila Velha, O Almude, Os Três Irmãos – Churrasqueira, Pingo na Brasa, Portal do Moinho, Feito ó Bife, Improvável, Restaurante Paris, Restaurante Saloio, Sete Sóis (Ericeira) e Retiro do Volante.

os animais utilizados nos pratos são provenientes da Tapada Nacional de Mafra, integrando uma acção de gestão cinegética

A diferença nesta mostra vai para além do simples apreciar de pratos tradicionais ou de autoria. A edição deste ano tem como propósito unir a arte de cozinhar pratos de caça à divulgação da restauração local. Os animais utilizados nos pratos são provenientes da Tapada Nacional de Mafra, integrando-se numa acção de gestão cinegética. Esta prática visa assegurar o equilíbrio ecológico e a renovação das espécies, uma vez que o local carece de predadores naturais.

Ao degustar estes pratos únicos, os participantes não só apostam numa aventura de paladares e sabores autênticos como também contribuem para a conservação e sustentabilidade do ecossistema local. A iniciativa destaca o compromisso dos restaurantes participantes com a comunidade e o meio ambiente, ao criar uma experiência gastronómica que ultrapassa o simples prazer gastronómico.

É possível ver os menus de cada restaurante através do website da Câmara Municipal de Mafra.