Fotografia: DR
A oficina concerto de dança intitulada “O meu corpo é uma orquestra” chega ao palco do Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, já no dia 14 de Janeiro a partir das 16 horas.
Este é um espectáculo interactivo de partilha entre três manifestações artísticas: a poesia declamada por José Fanha, a música de Carlos Garcia no piano, Leo Espinosa no baixo e percussão, Nuno Melo na guitarra e Diogo Picão na voz; e ainda a dança de Raquel Santos e João Fanha. Une-os a paixão pela criação artística e pelo baile improvisado entre diversas formas de arte, na magia de um momento, um encontro que cria sempre algo novo, uma conversa infinita, uma vontade de brincar com as ideias.
viagem explora a criatividade, o respeito e a valorização da diferença cultural, social e pessoal
O improviso é o navio, e nele embarcamos todos, na pista e à volta dela. Esta é uma viagem que explora a criatividade, o respeito e a valorização da diferença cultural, social e pessoal. Nesta experiência o público mais jovem vai poder ser espectador, mas também interagir, aprender, experimentar e criar em todas as três áreas do projecto.
Esta jornada de diversidade faz-se entre visitas à música e danças latinas, passando pelo tango, música portuguesa, africana e brasileira. Os estilos namoram-se e misturam-se, pendendo ora para a sua expressão mais pura ora para uma experiência de fusão e liberdade, cada um trazendo a poesia que lhe dá alma. É, em qualquer ocasião, uma oportunidade para conhecer diferentes culturas através das suas expressões artísticas, num elogio à diversidade.
Este espectáculo e oficina terão como base de trabalho o livro infantil homónimo, com textos de José Fanha, a partir do qual foram musicados, por Carlos Garcia, cinco poemas que também integram o alinhamento. No final do espectáculo será feito o lançamento oficial do livro, o qual também inclui ilustrações da bailarina Raquel Santos.
O programa do espectáculo é o seguinte:
- Música 1 – “Sou Igual E Sou Diferente” (por Carlos Garcia);
- Estória 1 – “O Meu Corpo É Uma Orquestra” (por José Fanha);
- Actividade 1 – Percussão Corporal por Carlos Garcia, Raquel Santos e João Fanha;
- Música 2 – “Tenho Um Tambor Na Barriga” (por Carlos Garcia);
- Actividade 2 – Diferenças expressivas na interpretação da música através do movimento;
- Música 3 – “Chan Chan” (por Buenavista Social Club);
- Estória 2 – “Leonora, A Baleia Bailarina” (por José Fanha);
- Actividade 3 – Jogo com palavras;
- Música 4 – “O Abraço” (por Carlos Garcia);
- Estória 3 – “O Rapaz Que Queria Dançar Nas Nuvens” (por José Fanha);
- Música 5 e Actividade 5 – “Ai Balanço Balancinho Balancé” (por Carlos Garcia) (jogo do espelho e pergunta/ resposta);
- Estória 4 – “O Baile Dos Passarinhos, Passarocos, Passarolas” (por José Fanha);
- Música 6 e Actividade 6 – “Vem Dançar” (por Carlos Garcia) – (todos são convidados a dançar);
- Encore – Estória 5 – “O Meu Corpo É Uma Orquestra” (por José Fanha) – (leitura alternativa).
Os bilhetes para assistir a este espectáculo encontram-se à venda nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira, na Ticketline e no Auditório Municipal Beatriz Costa, uma hora antes do início do mesmo, pelo valor de 3 euros para munícipes e menores de 23 anos e de 5 euros para o resto do público.