O uNi ouriço estreia-se em Nova Iorque

 

Fotografia: DR

 

O uNi Ouriço-do-Mar é actualmente uma das estrelas na MoMA Design Store, onde se encontra em destaque a exposição Pop-Up “A Vida Portuguesa!” A peça faz a sua estreia internacional no outro lado do Atlântico, marcando presença nas lojas do Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque.

Desde ontem e até ao dia 10 de Março, o símbolo jagoz do ouriço-do-mar estará disponível nas lojas do Soho e da 53rd Street, em frente ao Museu de Arte Moderna, levando a criatividade do design português para a cidade que não dorme, como canta Frank Sinatra.

este ouriço-do-mar representa a memória de momentos únicos

Este é um momento marcante para “A Vida Portuguesa”, que terá o uNi ouriço – criado por Paulo Reis – como uma das peças emblemáticas duma exposição que reúne o melhor do design português. As peças, que estarão à venda ao público, foram cuidadosamente seleccionadas e aprovadas pelos curadores do MoMA, igualmente responsáveis pelas exposições no museu, garantindo que cada item reflicta a excelência e autenticidade do design nacional.

Quem já se cruzou com estas bolas agrestes e espinhosas sabe que as mesmas marcam intensamente quem por elas é “picado”: existem 950 espécies de ouriços, em todos os oceanos e profundidades – desde a costa até aos 5 mil metros abaixo do nível do mar. É, assim, um ser vivo que tem tanto de universal como de local.

Este, em particular, é 100% português. Feito em madeira e de forma artesanal, o uNi representa a memória de momentos únicos passados no nosso país, dos sabores intensos e do convívio fraterno e descontraído.

Além de poder adquirir o uNi ouriço nas lojas físicas de Nova Iorque, a peça também está disponível para compra online, permitindo que mais pessoas ao redor do globo apreciem e adquiram este ícone jagoz.

uma peça de design que tem tanto de universal como de local

SOBRE A COLECÇÃO E LOJA

A MoMA Design Store tem o exclusivo da estreia nos Estados Unidos d’A Vida Portuguesa. A partir de hoje, 8 de Janeiro, e até ao dia 10 de Março, esta primeira mostra estará nas lojas MoMA Design Store do Soho e Midtown, bem como online em store.moma.org.

O projecto é marcado por um evento a decorrer no dia 9 de Janeiro a partir das 18 horas, na loja do Soho, em Spring Street, que incluirá uma conversa sobre design e cultura portuguesa com Catarina Portas, fundadora d’A Vida Portuguesa, o ilustrador Jorge Colombo e ainda Emmanuel Plat, director de Merchandising da MoMA Design Store.

A Vida Portuguesa, fundada por Catarina Portas em 2007, celebra a preservação das tradições artesanais lusitanas, propondo ao mesmo tempo uma perspetiva contemporânea sobre o design nacional. Através desta mostra, leva até Nova Iorque uma variedade exclusiva de cerâmica artesanal, tecidos e produtos alimentares gourmet representados pela marca, reflectindo assim o rico legado cultural e histórico de Portugal.

Combinando a arte intemporal com as necessidades do dia-a-dia, a A Vida Portuguesa e a MoMA Design Store partilham a visão de melhorar a vida quotidiana através do bom design. Esta mostra reflete o seu compromisso em tornar o design excecional e cuidadosamente seleccionado acessível a um público global.

“Há muito que nos impressiona a capacidade d’A Vida Portuguesa celebrar a História da manufactura portuguesa através de uma lente moderna”, afirmou Emmanuel Plat, que acresenta: “A qualidade, a originalidade e as histórias por detrás de cada produto reflectem aquilo que defendemos na MoMA Design Store. Tornou-se um favorito que recomendamos frequentemente aos amigos quando visitam Portugal, e estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes esta oportunidade exclusiva de experienciar a arte de Portugal aqui nos EUA.”

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