Fotografia: Jorge Matreno/ANSurfistas
A Liga MEO Surf, primeira divisão do surf nacional, está a caminho da primeira Reserva Mundial de Surf da Europa para a realização do Allianz Ericeira Pro, que vai acontecer entre os dias 16 e 18 de Maio.
Os melhores surfistas nacionais preparam-se para enfrentar as míticas direitas da praia de Ribeira d’Ilhas, naquele que será o equador da Liga MEO Surf, uma vez que esta é a terceira das cinco etapas que decidem os títulos nacionais de surf.
a 16ª temporada consecutiva em que os melhores surfistas nacionais rumam à Ericeira
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam a esta etapa com o estatuto de líderes do ranking nacional e, consequentemente, na posse da licra amarela Go Chill, embora no lado masculino Tomás esteja em igualdade pontual com Luís Perloiro.
Esta é a 16ª temporada consecutiva em que os melhores surfistas nacionais rumam à Ericeira para competirem e desfrutarem de um dos mais icónicos “salões de festas” do surf nacional e europeu, dado ser exactamente nesta praia onde já aconteceram grandes eventos e feitos de surfistas portugueses, o que confere grande mística às ondas de Ribeira d’Ilhas.
Para Teresa Bonvalot, campeã nacional em título e líder do ranking feminino, “é sempre bom voltar a competir em Portugal, sobretudo nesta fase, antes de partir para a Austrália e para o começo do circuito Challenger Series. Estou muito entusiasmada por poder ganhar confiança no Allianz Ericeira Pro. Voltar a vestir a licra amarela Go Chill também é um motivo de orgulho. Espero que estejam boas ondas para poder haver um bom espectáculo de surf, tanto na prova masculina como na feminina. Estou super motivada!”
Já Tomás Fernandes, actual líder do ranking masculino, sente-se “bastante confiante, sobretudo depois de na etapa anterior ter disputado a final com o Frederico Morais, o que me deu uma motivação extra. Ter vencido aquela final foi muito importante. Sinto-me bem com o meu surf e sinto que estou com o ritmo certo. Considero que o Allianz Ericeira Pro pode ser um campeonato que me vai correr bem. Tento sempre apontar à vitória, mas se não conseguir vencer quero dar o meu melhor, surfar o melhor que conseguir. Esse é o meu grande objectivo para este e para os próximos campeonatos.”
Segundo Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, “a Reserva Mundial de Surf da Ericeira acolhe mais uma grande competição desportiva. Honrando a tradição que remonta a 1977, data em que a Ericeira foi palco do primeiro campeonato nacional de surf, esta é uma oportunidade adicional para promover o Concelho de Mafra: do património natural ao património edificado, incluindo as artes, os ofícios e a gastronomia. Sejam bem-vindos… e que as ondas da nossa Reserva proporcionem as melhores performances!”.
o Allianz Ericeira Pro é também a segunda de três paragens a contar para o troféu Allianz Triple Crown
Além de ser uma etapa de extrema importância para definir os surfistas que se adiantam na luta pelos títulos nacionais e que no ano passado foi vencida precisamente pelos surfistas que se viriam a sagrar campeões nacionais, o Allianz Ericeira Pro é também a segunda de três paragens a contar para o já histórico troféu Allianz Triple Crown.
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Ericeira Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session e o Ericeira Best Surfer, que distingue os melhores surfistas locais.
O Allianz Ericeira Pro dá, igualmente, continuidade à corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, competição internacional de alto prestígio que se realiza em França e que este ano contará com a presença do melhor e da melhor rankeada da Liga MEO Surf a convite da Quiksilver.
Durante o dia de sábado, haverá também festa para todos os gostos com a agenda “Quiksilver Everywhere” que comecará com uma sunset party na Praia de Ribeira D’Ilhas a partir das 16 horas, seguindo depois para a loja Quiksilver Boardriders a partir das 18h30, e prolongando-se noite dentro na discoteca Ouriço a partir da meia-noite.
Esta etapa marca também o regresso do Fantasy Surfer, no qual é possível fazer as apostas. O prémio para vencedor da etapa é um fato de surf da Quiksilver, modelo Highline. O prazo para constituição das equipas termina à hora do Call do primeiro dia de prova.
Todas as etapas poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Conheça o quatro de vencedores dos Allianz Ericeira Pro anteriores:
2024 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023 – Joaquim Chaves e Carolina Mendes
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
Saiba mais em www.ansurfistas.com


