LIFE LxAquila desafia os cidadãos a tornarem-se Embaixadores das Águias

 

Fotografia: Tim Ellis

 

O projecto LIFE LxAquila lançou este mês de Maio um desafio à comunidade, sob o mote “Seja um Embaixador das Águias”, que consiste em fazer um juramento de bandeira, através do site da SPEA, de forma a comprometer-se a ajudar a proteger a ameaçada águia-de-bonelli, que vive na Área Metropolitana de Lisboa numa situação inusitada.

Esta é uma espécie geralmente esquiva, mas nesta região vivem excepcionalmente perto das pessoas, o que as deixa especialmente vulneráveis.

LIFE LxAquila pretende reduzir ameaças como o uso ilegal de veneno e o risco de incêndio

No que consiste, afinal, esta ajuda? Os Embaixadores das Águias comprometem-se a não divulgar a localização de ninhos, a manter a distância para não perturbar estas aves, a denunciar eventuais crimes contra o ambiente e a serem embaixadores da espécie junto dos seus amigos, colegas e familiares.

De forma a recompensar a sua dedicação à causa, os embaixadores receberão, por email, novidades sobre os “bastidores” do projeto, informação sobre as águias e, ainda, dicas e conselhos para salvaguardar as águias e o ambiente do qual todos dependemos.

Com a ajuda da comunidade, o projeto LIFE LxAquila pretende reduzir ameaças como o uso ilegal de veneno e o risco de incêndio, zelando assim também pela saúde pública e pelo bem-estar das pessoas.

as águias-de-bonelli estão no limite e qualquer perturbação adicional pode ser desastrosa

Joaquim Teodósio, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e coordenador do projecto, explica que “nesta região as águias-de-bonelli estão no limite, qualquer perturbação adicional pode ser desastrosa”, acrescentando que é por essa razão que “precisamos de todos para ajudar a detectar situações que ponham estas aves em perigo, e para passar a palavra sobre a importância desta espécie para o ambiente que nos rodeia.”

Coordenado pela SPEA e co-financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, o projecto tem como principal objectivo a criação de uma rede de custódia composta por proprietários de terrenos privados e entidades públicas e privadas, que serão guardiões dos valores naturais da região e, em particular, das águias-de-bonelli, demonstrando assim que é possível compatibilizar a conservação de predadores com as actividades humanas.

Caso esteja interessado em participar no projecto e em salvaguardar a águia-de-bonelli, pode aceder ao site oficial da SPEA para fazer parte desta frente de ajuda e assistir em directo ao ninho que se encontra na Tapada de Mafra.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês