Joana Andrade: “Quero explorar cada vez mais ondas grandes”

 

Fotografia: Laura Putter

 

As vagas da Nazaré foram o impulso para o crescente fervor em torno das ondas grandes em Portugal e para o aparecimento de projectos, apoiados por grandes empresas, que exploram o potencial do mar português no surf. Agora é a vez da EDP apadrinhar o projecto Mar Sem Fim, que tem por missão descobrir e desbravar as maiores ondas de Portugal Continental e Ilhas.

O EDP Mar Sem Fim servirá de plataforma de apoio aos surfistas portugueses que se dedicam às ondas grandes, providenciando um meio de divulgação e reconhecimento dos seus feitos em mar português. Deste modo, o projecto vai entregar bolsas a surfistas que apresentem ideias para missões de exploração e premiar quem descobrir novas ondas (mil euros) e para quem bater recordes e for nomeado para prémios (2.500 euros).

“É um projecto com uma grande capacidade de divulgação, com uma estrutura forte à volta. As minhas expectativas são de desafiar ao máximo e explorar cada vez mais ondas grandes, tanto na remada com em tow-in [entrar na onda puxado por mota-de-água]”, disse à AZUL Joana Andrade, surfista da Ericeira e única atleta feminina que, por enquanto, integra esta plataforma. A surfista salientou que ainda há muitas ondas grandes por desbravar em Portugal e que um dos seus objectivos é explorar melhor a costa de Peniche e a Ericeira.

“Este projecto nasce da vontade de criar uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos actuais surfistas portugueses de ondas grandes,” disse Mário Almeida, director geral da The Summit e um dos mentores da ideia, na conferência de imprensa de apresentação do projecto no dia 6 de Março, em Lisboa. “Foi com base nesta ideia que nasceu o conceito ‘Mar Sem Fim’, um projecto focado nas missões de exploração e descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas. Pretendemos com isso promover e contribuir para a evolução do surf de ondas grandes em Portugal, através da atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que apresentem os projectos que melhor se enquadrem nos objectivos Mar Sem Fim”, conclui.

Eric Rebiere, atleta que também vive na Ericeira e que se dedica ao resgate de surfistas em mota-de-água, é outro dos surfistas que integram o projecto. Diogo Medeiros e João Macedo são os outros dois nomes já apresentados como integrantes do EDP Mar Sem Fim, que já realizou uma missão de exploração nos Açores.

O website “EDP Mar Sem Fim” será lançado brevemente, em www.marsemfim.pt, onde estarão todas as informações sobre as explorações, bolsas e respectivos regulamentos.

Joana Andrade. - ph. DR

Joana Andrade é, por enquanto, a única surfista que integra o projecto Mar Sem Fim.