Fotografia: Zhengzaishanchu
No Sábado o Instituto de Cultura Europeia e Atlântica (ICEA) vai promover um conjunto de palestras intitulado “Medições do Tempo: Calendários e Relógios”, agendado para o Auditório Municipal de Santa Marta, na Ericeira.
O programa tem início às 15 horas do dia 29 de Abril com uma sessão de abertura onde o tema será introduzido, seguido pela primeira palestra “A Questão do Calendário em Portugal no século XVI”, apresentada pelo Professor Doutor Henrique Leitão, às 15:15.
conferência procura discutir temas relativos às diferentes medições do tempo ao longo dos séculos
Às 16:15 a conferência faz uma pausa para coffee break, sendo retomada com a palestra “O Fascínio da relojoaria inglesa nos Séculos XVII e XVIII: do ‘lantern clock’ ao relógio de caixa alta”, às 16:30, apresentada pelo Comandante Luís Couto Soares.
Após terminada esta última sessão, dar-se-á início a um espaço de debate relacionado com a conferência, estando o respectivo final agendado para as 18 horas.
A conferência “Medições do Tempo: Calendários e Relógios” é de entrada livre, embora limitada aos lugares disponíveis. O evento é reconhecido como uma Acção de Curta Duração (aproximadamente 3 horas) para docentes de todos os grupos.
Todos os interessados poderão inscrever-se através do e-mail cfaerc.dir@gmail.com.
O ICEA – Instituto de Cultura Europeia e Atlântica é uma associação sem fins lucrativos que visa propor, participar e incentivar estudos, trabalhos e investigações, nomeadamente nas áreas técnica, científica, artística, educacional e do património, estabelecer protocolos de colaboração e intercâmbios com Universidades, Institutos ou outras instituições, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais.
É também uma prioridade desta instituição a organização de cursos, colóquios, seminários, congressos e outras reuniões similares, sobre temas nacionais ou internacionais, no quadro da globalização crescente das economias, das comunidades de pessoas e da sociedade de informação, tendo em conta as participações e as experiências locais.