Guarda do Embaú vai tornar-se a 9ª Reserva Mundial de Surf

 

Fotografia: DR

 

A Guarda do Embaú, no Sul do Brasil, foi aprovada no início deste mês como a 9ª Reserva Mundial de Surf, título atribuído pela organização internacional Save the Waves Coalition. A WSR brasileira vai juntar-se assim às oito restantes, entre as quais a Ericeira, após ser realizada a respectiva cerimónia de consagração.

Nik Strong-Cvetich, director executivo da Save the Waves, destaca a qualidade extraordinariamente alta apresentada por esta candidatura e, ainda, o profundo compromisso com o legado do surf por parte da comunidade surfista local, com um grande respeito pelo ambiente que poderá ser reforçado a longo prazo com este galardão.

A Guarda do Embaú, um dos lugares mais famosos do surf brasileiro e terra natal do malogrado Ricardo dos Santos, alberga uma onda de classe mundial que quebra durante todo o ano.

World Surfing Reserves (WSR) é um programa lançado em 2009 pela organização não-governamental Save The Waves Coalition, que identifica, designa e consagra ondas internacionais e zonas de surf de forma a proteger os locais das ameaças do desenvolvimento urbano.

A rede de WSR é constituída actualmente por Malibu, Ericeira, Manly Beach, Santa Cruz, Huanchaco, Todos Santos, Punta de Lobos e Gold Coast.