Governo lança este mês consulta pública para nova estratégia do turismo

Lisboa. - ph. Mat McDermott

 

Fotografia: Mat McDermott

 

O Governo vai lançar este mês um processo de consulta e discussão pública em torno das “grandes opções” do turismo para o período 2017-2027. A informação foi avançada pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, à agência Lusa no final de Abril.

O objectivo, anunciado pela governante, é que os Portugueses revelem no que gostariam de ver o Turismo nacional transformado durante a próxima década e, assim, possibilitar a implementação de estratégias consensuais e estáveis nesta área tão importante para a economia do país. O novo Plano Estratégico do Turismo (PENT) terá como horizonte o período 2017-2027 para que fique associado à vigência dos quadros comunitários.

Até ao lançamento da consulta, numa sessão pública a acontecer em Maio, as redes sociais vão servir como plataforma de debate. O objectivo, segundo Ana Mendes Godinho, é que este seja “um processo em que todos, e não só os tradicionais ‘players’ [operadores] do turismo, participem”, acrescentando que este plano estratégico para a próxima década deve concretizar-se até ao final do ano.

O último PENT, que esteve em vigor de 2013 a 2015, “define as linhas de orientação estratégica para a política de Turismo, com metas e objectivos claros, de forma a criar as condições que permitam ao Turismo contribuir decisivamente para a imagem do país e para o bem-estar da população portuguesa, através da geração de riqueza, da criação de postos de trabalho e da promoção da coesão territorial”, conforme se pode ler no documento.