Fotografia: CMMafra
O Festival do Pão está de regresso para a sua 10ª edição, entre os dias 8 e 17 de Julho, no Jardim do Cerco, em Mafra.
O programa desta edição bastante especial (por se tratar da décima e representar o regresso após hiato pandémico) está recheado de actividades, juntando gastronomia, música, dança, artesanato e muito mais.
ranchos folclóricos, feira saloia, artesanato e produtos regionais, actividades para os mais pequenos, diversas animações, exposição de veículos e alfaias agrícolas
O evento, que tem a duração 10 dias, é um convite à comunidade a juntar-se a uma festa que celebra o famoso pão de Mafra: como já é habitual, os visitantes não só vão poder testemunhar a sua preparação em fornos tradicionais como também marcar presença no Fórum do Pão, durante o qual será promovida uma reflexão em torno deste alimento essencial e tão apreciado dentro e fora das fronteiras regionais.
A música será outra das animações principais com concertos protagonizados por nomes reconhecidos a nacional, que pisarão o palco do Jardim do Cerco sempre a partir das 22 horas: a abrir o primeiro dia do festival, as cortinas abrem-se para a Orquestra Ligeira do Exército (dia 8), seguida pelos HMB (dia 9), Marco Rodrigues (dia 10), Projecto Bug (dia 11), The Stick & Rope Band (dia 12), Nena (dia 13), Tributo a Phil Collins (dia 14), 4 Revival (dia 15) e Carlão no dia 16. Os Quatro e Meia irão encerrar as festividades, no dia 17 de Julho.
Para além destas atracções, haverá ainda ranchos folclóricos, feira saloia, artesanato e produtos regionais, actividades para os mais pequenos, uma exposição de veículos e alfaias agrícolas, bem como diversas animações espalhadas pelo recinto.
Neste edição de 2022 será dada a possibilidade aos empreendedores locais e empresas do sector agroalimentar fazerem apresentação dos seus negócios, eventos, produtos e até degustações, entre outras iniciativas. Esta iniciativa ocorrerá nos dias úteis do evento (ou seja, entre 11 e 15 de Julho) num stand criado para o efeito, perto da entrada do recinto, no período das 16:30 às 17:30.
A entrada nesta iniciativa da Câmara Municipal de Mafra é gratuita e o programa integral pode ser consultado aqui.