Fotografia: Ericeira Surf Clube
Filipa Broeiro, atleta do Ericeira Surf Clube, sagrou-se ontem bi-campeã nacional de Bodyboard Esperanças na categoria sub-18 feminino.
Na quarta e última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças/Competição, disputada em Carcavelos, não faltou emoção mas tanto Filipa como Joel Rodrigues (em sub-18 e sub-16) acabaram por revalidar os títulos.
Em sub-18 feminino, Madalena Padrela venceu a etapa; Filipa Broeiro, com o segundo lugar da etapa acabou a temporada competitiva no topo do ranking. Mariana Rosa, em terceiro, sagrou-se novamente vice-campeã nacional. A quarta classificada foi Maria Balsemão, de apenas 14 anos.
foquei-me e consegui o meu grande objectivo
Filipa Broeiro despede-se, assim, do campeonato de esperanças (pois já atingiu os 18 anos) pela porta grande: “Dei o meu melhor em toda a prova e, sim, acusei um pouco a lesão nas costas, mas foquei-me e consegui o meu grande objectivo, revalidar o título. Para o ano quero divertir-me, dar o meu melhor, evoluir e disputar o open e o europeu, além da etapa portuguesa do Mundial.”
Entre os rapazes David Vedor conseguiu estragar o registo perfeito de Joel Rodrigues, que chegou a Carcavelos como virtual campeão de sub-16 e sub-18 depois de ter vencido as três primeiras etapas em ambos os escalões. O desafio que restava ao jovem de 15 anos era fazer o pleno e vencer todas as etapas do nacional. E quase o conseguiu, tendo vencido a etapa em sub-16. Porém, David Vedor não permitiu que Joel fizesse (ainda mais) história neste circuito e ganhou a etapa, deixando o bodyboarder da Póvoa do Varzim em segundo lugar. Marco Vieira, em terceiro, e Rodrigo Lopes, em quarto, completaram o pódio.
sonho ser campeão europeu e também chegar a finais do circuito mundial
A categoria sub-16 foi dominada por Joel, que venceu Francisco Ferreira, Tomás Meca e Mariana Rosa, que competiu neste escalão com o objectivo de ter mais treino competitivo.
Joel Rodrigues, com os troféus na mão, congratulou-se pelos dois títulos nacionais e avançou alguns projectos para o futuro: “Queria acabar o circuito com vitórias em todas as etapas, só consegui no sub-16. No futuro, quero repetir estas vitórias, chegar a umas finais Open e sonho ser campeão europeu e também chegar a finais do circuito mundial.”