Obra: Margarida Sardinha
A exposição “Symmetry’s Portal”, de Margarida Sardinha, tem inauguração marcada para 16 de Agosto, às 18 horas, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, onde ficará patente até 28 de Setembro.
Sob organização da Hélder Alfaiate Galeria de Arte, a mostra é composta por 30 obras que se debruçam sobre a simetria e ilusão de óptica através de um jogo de formas e texturas decorrentes de uma extensiva pesquisa fotográfica sobre Alhambra, em Granada, Espanha, antigo bastião muçulmano na Península Ibérica. Os trabalhos desconstroem a simetria visível nessas fotografias e recriam um cenário de semblantes ilusórios que se dilui em obras de três dimensões geradas a partir de duas dimensões.
Margarida Sardinha, 36 anos, é natural de Lisboa e mantém uma forte ligação à Ericeira desde a infância. Estudou artes e design em diferentes universidades de Londres e Paris. Para além da pintura e design, a artista também se destaca como produtora de cinema de animação, tendo já conquistado diversos prémios do género em festivais internacionais na Europa e EUA.
A inauguração do acervo na Ericeira coincide com o lançamento de um catálogo com todas as 30 obras da série que incluirá um DVD de alta definição com o filme de video art em 3D da mesma exposição.