Exposição Ferramentas da Construção Inaugura no Palácio de Mafra

Mafra. - ph. Pedro Ribeiro Simões

 

Texto: AZUL/Divulgação | Fotografia: Pedro Ribeiro Simões

 

A exposição Ferramentas da Construção, que celebra o labor das gentes que ajudaram a erguer o Real Edifício de Mafra, é inaugurada amanhã, ás 16:30 horas, no Palácio Nacional de Mafra. O evento é organizado pela Associação Amigos do Convento de Mafra – Guardiães do Palácio e contará com a participação do Director do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira, e a presença de outras individualidades, numa primeira iniciativa que pretende abrir portas para a concretização de um futuro Museu da Construção, em Mafra.

Aquando da consagração da Basílica do Real Edifício de Mafra – a 21 de Outubro de 1730 – contavam-se, de acordo com documentos da época, 45 mil operários e 7.500 militares. Com uma área total de 40 mil m2, foi a maior fábrica arquitectónica de Portugal.

Nesta imensa “cidade” que, não contando com famílias e comerciantes de apoio, era maior que toda a população do Concelho até praticamente aos nossos dias (no ano 2000 viviam neste município cerca de 50 mil pessoas), conviveram alverneiros, paisanos, mariolas, canteiros, carpinteiros, carpinteiros de sege, entalhadores, torneiros, tanoeiros, serralheiros, vidraceiros, além de mestres arquitectos, escultores e pintores, militares e oficiais de infantaria.

Nesta “metrópole” onde se concentravam praticamente todas as artes oficinais e artesanais da época contaram-se por largos milhares as ferramentas e os recursos de engenhos ligados a tão grande empreendimento.

Mercê de uma meticulosa recolha de objectos e sua recuperação são agora, pela primeira vez, apresentadas ao público algumas das ferramentas utilizadas na edificação do Real Edifício de Mafra.