Ericeira Surf Clube promove curso sobre Segurança Aquática e Resgate para Surfistas

 

Fotografia: Nelson Filipe

 

Nos dias 23 e 24 de Janeiro o Ericeira Surf Clube (ESC) vai realizar o curso de especialização em “Segurança Aquática e Resgate para Surfistas”, prestado pelo formador Joel de Oliveira.

Hoje em dia o Surfing é uma das actividades mais praticadas na orla costeira durante todo o ano, deixando cair por terra a sazonalidade da época balnear.

o ESC estruturou este curso tendo como objectivo a promoção e sensibilização da prática desportiva segura

É exactamente fora deste período do ano que urge munir e capacitar não apenas os agentes desportivos formais, como os treinadores detentores do TPTD – Título Profissional de Treinador Desportivo (cédula profissional), bem como os praticantes e até mesmo a sociedade em geral.

Uma vez que a proximidade surge como um factor crucial no que se refere a questões de busca e salvamento, munir aqueles que estão mais próximos para actuar com rapidez e eficácia torna-se fundamental num cenário onde todos os segundos contam.

A probabilidade de acidentes neste contexto cresce ano após ano devido ao número crescente de praticantes, que tem aumentado de forma exponencial nas últimas décadas, incluindo atletas que surfam ondas cada vez maiores, mais desafiantes e perigosas.

O ESC estruturou este curso de especialização contando com os melhores formadores e professores, de forma a garantir que os treinadores formandos do curso se especializem e adquiram competências técnico-desportivas para a promoção e sensibilização da prática desportiva segura, bem como das formas de actuação adequadas em caso de acidente.

O presente curso foi também concebido como formação contínua, necessária para a revalidação do Título Profissional de Treinador Desportivo, conforme previsto pela Lei nº 40/2012 de 28 de Agosto, e explicitado pela Portaria nº 326/2013 de 1 de Novembro.

Esta formação é destinada a treinadores com Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD) válido, com um limite de 15 vagas, sendo as inscrições aceites por ordem de chegada.

Trata-se de uma formação credenciada pelo IPDJ, atribuindo 3 créditos para a renovação do TPTD. A carga horária total é de 15 horas, divididas entre 6 horas teóricas e 9 horas práticas.

a probabilidade de acidentes neste contexto cresce ano após ano

No dia 23 de Janeiro as sessões acontecerão das 9 às 12 horas (sessão teórica, na Ericeira Business Factory) e das 13 às 17 horas (sessão prática, em praia a definir). No dia 24 as actividades irão decorrer das 9 às 12 horas (teórica, na Ericeira Business Factory) e das 13 às 18 horas (sessão prática e avaliação, em praia a definir).

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário online disponível e do envio do comprovativo de pagamento para o e-mail financeiro@ericeirasurfclube.com. As inscrições serão processadas conforme a ordem de chegada.