Fotografia: DR
O foyer da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai receber a exposição de pintura “Manuela Pinheiro – Uma Antologia”, que será inaugurada no dia 17 de Junho (Sábado) pelas 18 horas.
Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1966 Manuela Pinheiro iniciou a sua integração na Técnica de Gravura artistica — “Percurso de Investigação na técnica de gravura em metal”, “Água-forte”, “Técnicas mistas” e “Gravura em relevo”.
Manuela Pinheiro expõe desde 1959, tendo participado em várias exposições colectivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro
Bolseira do Governo Espanhol, estudou e trabalhou nos principais Centros de Gravura e Pintura de Espanha, nomeadamente Madrid e Barcelona. Foi também Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto de Alta Cultura para investigação e especialização na técnica da gravura em Madrid e Barcelona (sob orientação de Juana Mordó) e Paris, sob a orientação de William Stanley Hayter, Krisma Reddy e Baik Hwang.
Expõe desde 1959, participando em várias exposições colectivas e individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro, incluindo Bienais Internacionais. Obteve prémios de Pintura, Desenho e Gravura ao longo da sua carreira como Artista Plástica.
Manuela Pinheiro exerceu em paralelo actividade Pedagógica, desde 1964, no Ensino Superior e Secundário. Exerceu, nomeadamente, funções no projecto “Humanização e Valorização estética dos espaços educativos” — Gabinete do Secretário de Estado dos Recursos Educativos, no Ministério da Educação.
Tem Gravuras editadas desde 1966 através da S.C.G.P. “Gravura” e pela galeria “Grafil” na edição “25 de Abril de 1974”. Está representada na colecção da Secretaria de Estado e Cultura na Biblioteca Nacional de Paris — Gabinete das Estampas —, em vários Museus, Galerias e Colecções Particulares em Portugal e no estrangeiro.
Esta mostra artística ficará patente até ao dia 16 de Julho de 2023.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês