Ericeira entre os 10 melhores ‘pequenos destinos’ da Europa

ph. José Guerra

 

Fotografia: José Guerra

 

A Ericeira alcançou a 8ª posição num concurso para eleger o melhor destino de férias entre as aldeias, vilas e pequenas cidades do continente Europeu com menos de 100 mil habitantes. Na luta pelo título, entre 52 pequenas e pitorescas povoações, Portugal encontrava-se representado pelas vilas da Ericeira e de Óbidos, que ficou em 2º lugar, com cerca de menos 200 votos do que a vencedora: Ribe, na Dinamarca.

A competição “Europe’s Best Big-Time Small Destinations”, organizada pelo GlobalGrasshoper, portal internacional para “viajantes independentes”, e o site de reservas hoteleiras Hotel.info desenrolou-se este mês e as votações encerraram no dia 14 de Fevereiro. Segundo a organização, foram recebidos mais de 22 mil votos no total.

A escolha das terras finalistas foi feita com base nos destinos europeus preferidos dos utilizadores dos portais que organizaram o evento, contando também a avaliação feita pelos portais a cada destino em diversas categorias, do número de hotéis à presença em termos de imagens na web, o número de “fãs” de cada destino no Facebook, menções no Instagram ou Foursquare ou a distância do local até ao aeroporto mais próximo. A competição realizou-se por eliminatórias, em que cada dois destinos foram colocados frente-a-frente, cabendo aos utilizadores elegerem os melhores até à final, que consistiu num “duelo” entre os destinos eleitos em cada site. De salientar que, se os utilizadores escolheram Ribe, o painel de jurados destacou a espanhola Ronda, na província de Málaga, que conseguiu um resultado “quase perfeito” em todas as categorias.

A vila da Ericeira, que competiu directamente com Narva, na Estónia, foi destacada pelas suas praias e ondas, a sua localização e gastronomia. A organização do concurso caracterizou-a como um “paraíso para surfistas”, com “belas vistas panorâmicas” e “o melhor marisco da região.”

Top 10 – Europe’s Best Big-Time Small Destinations 2014

1 – Ribe, Dinamarca
2 – Óbidos, Portugal
3 – Sigulda, Letónia
4 – Mostar, Bósnia & Herzegovina
5 – Ohrid, Macedónia
6 – Bled, Eslovénia
7 – Positano, Itália
8 – Ericeira, Portugal
9 – Ronda, Espanha
10 – Hallstatt, Áustria

Pode consultar a lista completa aqui.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês