Fotografia: DR
Em Setembro o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), assinou um contrato para a “instalação de uma plataforma de acesso à Basílica”.
Actualmente, devido às escadas que lhe dão acesso, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, pelo que o contrato assinado com a Augusto de Oliveira Ferreira & C.ª, Lda – empresa responsável pelo restauro dos Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra -, com prazo de execução de 90 dias e o valor de 87.360, 06 euros, facilitará o acesso ao Edifício a muitos potenciais visitantes, através de uma plataforma para esse efeito específico.
foi aberto concurso público para instalação de um elevador de acesso a todo o espaço do Palácio
Existirá ainda um elevador que permitirá o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a todo o espaço do Palácio, incluindo os Aposentos Reais – e não apenas ao piso térreo, como agora é possível. O concurso público foi aberto em Junho e decorreram em Agosto as apresentações de propostas para a “Instalação de Ascensor na Ala Norte” do Palácio Nacional de Mafra.
Foi no início do ano de 2018 que a DGPC anunciou que tanto o Palácio Nacional de Mafra como a Basílica teriam equipamentos com percursos acessíveis e materiais de comunicação inclusiva.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês