Todas as semanas, sugestões de eventos a curta distância da Ericeira. Concertos, exposições, festivais e outras alternativas para aproveitar os seus tempos livres da melhor forma.
Ciclo de Cinema ZDB (Quinta-feiras até 28 Agosto, 22h | Galeria Zé dos Bois, Lisboa | 2€)
A ZDB tem em Agosto um ciclo de cinema com curadoria da realizadora francesa Marie Losier. Hoje a película em projecção, “Free Radicals: A History of Experimental Cinema de Pip Chodorov” (2012), é uma amostra do círculo de livres e radicais artistas e poetas do cinema desde a Primeira Guerra Mundial que se foi criando ao longo do tempo e cujo trabalho ainda está presente na nossa cultura.
Filmes no Pátio (Sexta-feiras e Sábados até 30 Agosto, 16-00h | Zona Franca, Lisboa | Gratuito)
Em Agosto a Zona Franca estará aberta Sexta-feiras e Sábados com filmes no pátio pelas 21h e alguns eventos musicais aos sábados pelas 19h. O próximo filme em exibição é “The Life Aquatic of Steve Zissou” (2004), uma brilhante e pitoresca comédia de Wes Anderson que explora o desejo do oceanógrafo Steve Zissou de se vingar de um tubarão que assassinou o seu colega de trabalhos. Para isso, Zissou junta uma pequena equipa para a aventura e inclui no grupo a ex-mulher, uma jornalista e um homem que pode ou não ser o seu filho.
20 Anos do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (Até 14 Dezembro, Segunda a Sábado, 10-19h | Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa | Gratuito)
A 21 de Março de 1994, o Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa abriu pela primeira vez ao público este espaço situado na Rua da Palma com o objectivo de divulgar a fotografia. Inicialmente a sala de leitura disponibilizava uma base de dados com cerca de 10 000 imagens e uma biblioteca especializada em fotografia. Actualmente podem ser vistas cerca de 200 mil imagens acessíveis on-line. O Arquivo assinala este percurso apresentando um conjunto de exposições mensais que reflectem e dão continuidade à divulgação do seu acervo ao longo destas duas décadas dedicadas ao tratamento, restauro, investigação e disseminação da fotografia.
A Arte da Big Band (Até 18 Setembro, Quinta-feiras, 19h | Lisboa | Sob Consulta)
A 1ª edição do ciclo A Arte da Big Band aconteceu em 2010 e desde então tem sido possível dar a conhecer não só aos amantes de jazz, mas principalmente ao público menos atento para esta música, várias formações e diversas sonoridades. Esta edição tem a particularidade de internacionalizar o ciclo; a Brussels Jazz Orchestra, que visitará Lisboa pela primeira vez, é uma das mais importantes Big Bands europeias. Por cá também se estreia a Orquestra de Jazz Humanitária, uma nova formação semi-profissional com origem em Palmela, a Orquestra Jazz de Leiria, que integra fundamentalmente músicos da região e a mais antiga das Orquestras de Jazz em Portugal, a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal. A Tora Tora Big Band, uma ‘quase’ Big Band que privilegia os sons Afro e Funky, encerrará esta série de concertos em pleno som festivo e dançante.
À Conquista do Castelo (23 Agosto, 10h | Castelo dos Mouros, Sintra | 8€)
Trata-se de uma forma lúdica de conhecer a história e os protagonistas de um local milenar. As equipas participantes, mouros e cristãos, são convidadas a conquistar o castelo e o tesouro, numa batalha em que o vencedor é aquele que sabe mais. O conhecimento é obtido por cada equipa ao longo do percurso até às muralhas do castelo na preparação para a batalha final, momento em que as informações aprendidas devem ser aplicadas.
Kiosquorama (23-24 Agosto, 19h | Praça José Fontana, Lisboa | Gratuito)
A 6ª edição do festival Kiosquorama, que se realiza anualmente em Paris, estende-se este ano a Lisboa, com uma programação de música e intervenções artísticas. Vários músicos contemporâneos e um artista visual, franceses e portugueses, apresentam dois dias de concertos e instalações. Unibox, Chloé Lacan e Dom la Nena, dão o tom a estes finais de dia, com concertos intimistas em ambiente descontraído. Henrique Neves Lopes apresenta três instalações integradas na paisagem natural do jardim.