À descoberta do Lobo Ibérico pelos bosques de Mafra

 

Fotografia: Arturo de Frias Marques

 

Junte-se à Hike Land, no Sábado, dia 25 de Março, para uma caminhada por trilhos e bosques da região de Mafra, seguida por uma visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.

Esta caminhada terá inicio no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), o qual será visitado após a realização do percurso. Daí, o grupo seguirá por bosques de sobreiros e carvalhos, caminhando em redor deste centro de recuperação, que ocupa uma vasta área de serra e bosques.

os participantes poderão ouvir os uivos dos lobos

A aventura continuará em direcção à localidade de Vila Franca do Rosário, passando por uma zona elevada onde haverá a possibilidade de apreciar a vista panorâmica desta zona saloia, desde Mafra e o seu reconhecido Convento e a Serra do Socorro até vários picos vulcânicos e colinas que caracterizam esta região. Os participantes seguirão então em direcção à localidade do Gradil, caminhando por entre quintas e vinhas, as quais os levarão novamente até ao ponto de partida.

Com alguma sorte, os participantes poderão ouvir os uivos dos lobos, sons que os farão recuar no tempo e imaginar estes animais a caminharem livremente pelos bosques que agora atravessam.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado em 1987 pela ONG Grupo Lobo com o objectivo de providenciar um ambiente, em cativeiro, adequado a lobos que não possam viver em liberdade: animais vítimas de armadilhas, cativeiro ilegal e de outros parques e jardins zoológicos.

Tapada Mafra – ph. DR

Os lobos residentes no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico encontram-se em cercados de grandes dimensões, com condições semelhantes às que teriam no seu habitat natural. A observação dos lobos está condicionada pela dimensão dos cercados e pelas condições climatéricas, principalmente em dias de temperatura elevada. Assim, a observação destes animais não é garantida. Durante a visita serão feitas várias paragens para explicações sobre a biologia e ecologia do lobo, os trabalhos desenvolvidos no nosso país, a história do Centro e dos animais residentes, bem como para observação dos animais quando possível.

A caminhada é considerada de nível 2 de dificuldade (numa escala de 1 a 6) e compreende uma distância circular de 10,50 quilómetros, com um desnível positivo de 390 metros.

O ponto de encontro está marcado para o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, no Gradil, às 10:30 e tem um custo de participação de 20 euros por participante, valor este que inclui um guia Hike Land no terreno, entrada e visita guiada ao CRLI e ainda seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil.

Tapada de Mafra. - ph. silviadias

Tapada de Mafra. – ph. Silvia Dias

É aconselhável os participantes levarem água, bastões de caminhada, binóculos e equipamento de protecção individual, como máscara e higienizantes.

Devido à natureza e dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 10 anos.

A inscrição pode ser realizada através do website da Hike Land.