De S. Miguel à Ericeira em busca de ondas

Rodrigo Rijo. - ph. Ricardo Amaral

 

Fotografia: Ricardo Amaral

 

Rodrigo Rijo não é muito conhecido entre as gentes da Ericeira que sabem identificar atletas que andam pelas ondas da vila só de ouvirem o nome de boca-em-boca. Aos 18 anos, este jovem de S. Miguel, nos Açores, é o melhor bodyboarder da actualidade nas ilhas Atlânticas. Passeia-se pelas ondas há 7 anos e é um habitual no Circuito Nacional de Bodyboard. No fim-de-semana passado aproveitou as fracas condições na sua terra natal e voou até ao Continente para aproveitar as ondas da Ericeira. Esta foi a quarta vez que o açoriano visitou terras jagozes, mas, mesmo lá longe, no meio do Oceano, mantém uma ligação à Ericeira através do apoio da marca de roupa Liquid Choice, nascida e criada no coração da vila piscatória.

 

O que te trouxe à Ericeira no fim-de-semana passado?

As previsões apontavam para boas ondas e, como em S. Miguel o último mês não tem dado grandes ondulações, decidi arrancar rumo ao Continente para passar aí o fim-de-semana a surfar.

 

Por onde é que andaste?

Surfei em Pedra Branca e depois na Foz do Lizandro. Adorei esta última, a praia é linda, com uma paisagem fantástica e as ondas estavam super divertidas.

 

O que achas das ondas da Ericeira?

Penso que é o melhor sitío em Portugal para a prática do bodyboard, tendo em conta o número e variedade de spots que aqui existem e a distância entre eles. É magnífico!

 

Que semelhanças encontras entre a Ericeira e S. Miguel?

Nenhumas (risos). Não temos nenhuma onda que se pareça às da Ericeira na ilha.

 

Quando pensas regressar?

O mais depressa possível, espero. Adoro este tipo de viagens em que apenas vamos focados em surfar e procurar obter boas fotografias. Tenho de agradecer ao Ricardo Amaral por me ter recebido tão bem e por me ter acompanhado a tempo inteiro. É sem dúvida uma pessoa muito influente no meu bodyboard.

 

Como tem corrido a parceria com a marca jagoz de roupa Liquid Choice?

Tem sido boa. o Gonçalo ‘Xixa’ Pimenta é cinco estrelas, sempre porreiro comigo e disposto a ajudar. Além da linha da Liquid Choice ser fantástica. Infelizmente nestes últimos tempos ele não tem estado muito focado na Liquid Choice por motivos profissionais, mas espero que a marca rapidamente volte a disparar mais umas quantas peças de roupa.

 

Que objectivos tens pela frente para os tempos mais próximos?

Para já, este ano pretendo sagrar-me campeão regional, tentar obter o melhor resultado possível na última etapa do Bodyboard Pro Tour [Circuito Nacional de Bodyboard] que irá decorrer aqui em S. Miguel e, logo de seguida, tudo indica que vou estar presente na derradeira etapa do circuito mundial, o Frontón Pro 2013. Mal posso esperar.

Rodrigo Rijo em Pedra Branca.

Rodrigo Rijo em Pedra Branca.

Rodrigo Rijo na Foz do Lizandro.

Rodrigo Rijo na Foz do Lizandro.