Condes da Ericeira dão nome a restaurante em hotel de luxo

 

Fotografia: DR

 

O Condes de Ericeira Restaurant foi inaugurado recentemente no The One Palácio da Anunciada, estabelecimento hoteleiro de luxo que abriu este mês de Março na Rua das Portas de Santo Antão, bem no centro de Lisboa.

O hotel de 5 estrelas nasceu num palácio abandonado, entretanto recuperado pelo grupo espanhol H1O Hotels, que adquiriu o edifício com o objectivo de o reabilitar e de o tornar “uma referência dentro da oferta hoteleira nacional e internacional”.

O novo hotel fica junto à Praça dos Restauradores e é a segunda unidade da cadeia espanhola em Portugal — o primeiro foi o H10 Duque de Loulé, que foi construído em Lisboa em 2015. Com cinco estrelas, The One Palácio da Anunciada vai ter um total de 83 quartos, cinco dos quais são suites.

A renovação, embora profunda, manteve um dos nomes por que era conhecido o edifício: Palácio da Anunciada. O outro era Palácio dos Condes da Ericeira, por a estes nobres portugueses ter pertencido em determinado período histórico.

O título de Conde da Ericeira foi um título nobiliárquico criado por Filipe III de Portugal, por carta de 1 de Março de 1622, em favor de D. Diogo de Meneses (1553-1625). Actualmente na Ericeira existe, em homenagem aos Condes da Ericeira (que foram oito, no total, tendo-se distinguido como militares, políticos e homens de cultura), um largo com o seu nome – o Largo dos Condes, também conhecido como “Largo da Praça”, por nele se encontrar o Mercado Municipal.

A ligação deste edifício lisboeta aos Condes da Ericeira mantém-se, assim, pela via gastronómica: situado num dos salões nobres do palácio e com acesso directo aos jardins, o restaurante do The One Palácio da Anunciada é apresentado como um novo espaço gastronómico de referência, em que a ementa propõe uma cozinha de inspiração tipicamente portuguesa, com influência mediterrânica.

O restaurante foi reformado para recuperar toda a riqueza de detalhes da sua decoração original, incluindo um magnífico tecto com frescos pintados à mão.

O The One Palácio da Anunciada foi erguido num edifício de 1533 que já teve 18 mil livros e obras de Rubens e Ticiano. A decoração é luxuosa e com atenção ao detalhe. Todas as marcas originais do edifício foram preservadas durante a restauração. Os tectos são a parte mais impressionante da estrutura de arquitectura clássica. Além do restaurante, existe um cocktail bar gourmet, um bar de vinhos e tapas e espaços pensados de propósito para receberem reuniões e eventos, bem como uma piscina, pool bar e um spa: o Despacio Spa at The One. No exterior, encontra-se ainda um jardim de 2.500 metros quadrados.