blueOASIS: novo escritório, sempre na Ericeira

 

Fotografia: Blue Oasis

 

A Blue Ocean Sustainable Solutions, ou blueOASIS, é uma empresa de consultoria de engenharia que trabalha exclusivamente em projectos que impulsionem o desenvolvimento de estruturas offshore de energias renováveis, soluções de limpeza dos oceanos (poluição e ruído), aquacultura, descarbonização da Indústria Marítima e Naval e soluções de monitorização inteligentes (Digital Twins); ou seja, iniciativas que promovam a sustentabilidade dos Oceanos e do Planeta.

Para este efeito utilizam métodos modernos da Indústria 4.0, especificamente DataScience, Inteligência Artificial, Métodos Computacionais e Computação de Alta Performance (HPC). A blueOASIS é a empresa privada portuguesa com maior poder de cálculo (não na Cloud; mesmo hardware em centros de HPC!), tendo clusters de HPC em Portugal, Reino Unido, Holanda e Islândia, num total de mais de 50.000 cores, ou seja, quase 450 milhões de cores.horas por ano.

a blueOASIS é a empresa privada portuguesa com maior poder de cálculo

A blueOASIS começou em Outubro de 2021, tendo desde então a respectiva sede na Ericeira (sim, uma empresa deeptech que não está nem em Lisboa nem no Porto!). Em Fevereiro de 2022 foi incubada na Ericeira Business Factory (EBF), numa altura em que a equipa era composta por apenas quatro colaboradores.

A EBF foi e será sempre o berço, a casa dos pais da blueOASIS. Aí esta start-up foi bem acolhida, ajudada a crescer e colocada em contacto com as pessoas certas, nos lugares certos, no tempo certo pela equipa da EBF e da Câmara Municipal de Mafra.

Guilherme Beleza Vaz – CEO da blueOASIS e CTO da HydroTWIN

Após dois anos de travessia no vale da morte, conseguiu algum portfólio em projectos comerciais com clientes mundiais, um projeto PRR de Agenda Mobilizadora e três projetos de HorizonEurope (a Champions League de projectos de R&D Mundiais). Forjou, ainda, uma Spinoff na área da Acústica Submarina, a HydroTWIN, para a qual atraiu investimento português e estrangeiro.

A blueOASIS tem agora presença na Ericeira, no Faial (Açores) e em Utrecht – Holanda.

a blueOASIS mudou-se para a Rua do Norte

É de realçar, também, no contexto do surfing, os modelos de ondas para todas as praias da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, derivados pela blueOASIS conjuntamente com a NTNU (Universidade Norueguesa), que permitem caracterizar com precisão o tipo de ondas e a sua “surfabilidade” – este é um projecto patrocinado pelos EEA-Grants.

Assim, após a equipa da Ericeira ter crescido até aos 15 colaboradores internos, 2 ajudantes externos ativos, mais 3-4 estudantes de Mestrado e 2 de Doutoramento, era a altura certa para a blueOasis sair da casa dos pais (a EBF) e ir viver sozinha.

Desde 1 de Junho de 2024 a blueOASIS mudou-se para uma rua icónica da Ericeira: a Rua do Norte, no nº 16. O escritório ainda não se encontra 100% funcional, mas quando o processo de mudança estiver terminado, a empresa irá certamente mostrar à comunidade local onde está e o que faz, organizando uma festa de abertura para quem a tem ajudado nesta viagem.