Fotografia: Vítor Estrelinha/Nazaré Qualifica
Filipe ‘Cabrela’ Raposo, bodyboarder de S. Julião, terminou em 23º lugar na 6ª edição do Sumol Nazaré Special Edition, que decorreu ontem na Praia do Norte, Nazaré, em condições que ficaram aquém das expectativas dos atletas e do público.
As condições do mar estavam difíceis, com ondas a atingirem os três metros e muitas correntes e agueiros espalhados pela praia. Os atletas acabaram por não conseguir retirar o melhor das ondas e passaram mais tempo a lutar contra o mar em vez de disfrutar das qualidades da Praia do Norte para o bodyboard. “O campeonato não me correu muito bem, apanhámos maré vazia, o mar a subir e estava muito difícil apanhar as ondas certas”, disse ‘Cabrela’ à AZUL. “Levei com imensas ondas e passei mais tempo a lutar contra o mar do que a procurar uma onda para poder pontuar. Acontece que não estava a Nazaré que estávamos à espera.”
A realização do evento a meio da semana também não beneficiou o espectáculo. A praia teve poucas centenas de presentes, ficando longe do desejado para um evento com estas características. A escolha da data acabou por causar alguma estranheza e desconforto entre os atletas convocados, dado que no fim-de-semana de 8 e 9 de Março as previsões apontavam para excelentes condições para a prática do bodyboard na Praia do Norte, o que veio a comprovar-se.
“Todos nós surfámos boas ondas [no fim-de-semana de 8 e 9 de Março] e sabíamos que havia ondas na Nazaré. Houve dias que estavam 1.5-2m e que deram altas ondas e os locais que surfaram lá disseram que estiveram muito boas condições. [Ontem] os atletas estavam um bocadinho de pé atrás”, contou Filipe Raposo.
Apesar de tudo, o bodyboarder de 26 anos sublinhou que se tratou de uma experiência a repetir. “Foi um dia bem passado. Todos nós tínhamos histórias para contar do momento que estivemos lá dentro. Foi uma boa experiência e vou continuar a trabalhar para voltar ao Special Edition.”
Alex Uranga (na imagem de destaque), bodyboarder de 21 anos proveniente do País Basco, acabou por vencer a prova ao derrotar na final o francês Pierre-Louis Costes, Tiago Silva, Dino Carmo, Amaury Lavernhe (atleta da Ilha Reunião) e Jaime Jesus.
[responsive_vimeo 89587138 wmode_opaque]