Arranca Sexta-feira o Allianz Figueira Pro

 

Fotografia: Pedro Mestre / ANSurfistas

 

A segunda etapa da Liga Meo Surf começa depois de amanhã na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, onde até Domingo os melhores surfistas nacionais irão estar na luta pelos seus objectivos para esta época.

Após vencerem na Ericeira a etapa inaugural do circuito nacional 2019, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam ao Allianz Figueira Pro na liderança da luta pelos títulos nacionais, competindo assim com o estatuto da licra Santander.

Tomás Fernandes, líder do ranking masculino:
“A vitória na primeira etapa deu-me uma motivação extra, mas não vou deixar que exista qualquer tipo de pressão a afectar-me na Figueira da Foz. Vou enfrentar este campeonato como todos os outros: tranquilo, sem pressão e a mostrar o surf que tenho. Tudo o resto vem por acréscimo. A Figueira tem sempre ondas incríveis. Não só no campeonato, pois no ano passado tivemos lá incríveis sessões de free surf. A onda do Cabedelo é muito boa e no ano passado proporcionou um campeonato excelente, onde perdi apenas nas meias-finais. Espero que este ano voltemos a ter um óptimo campeonato”.

Teresa Bonvalot, líder do ranking feminino:
“É sempre bom começar bem o ano, pois sempre que entro numa competição tento dar o meu melhor com o objectivo de vencer. Este ano ainda tem um sabor ainda mais especial, pois vou vestir a licra Santander no Allianz Figueira Pro. O que é um bom sinal! Adoro a Figueira da Foz. É um óptimo local para surfar e guardo muitas boas recordações da Figueira.”

Pelo terceiro ano consecutivo, a principal competição de Surf em Portugal vai até à Figueira da Foz, numa prova que nos últimos dois anos foi vencida por Pedro Henrique (2017) e Gony Zubizzareta (2018) na categoria Open, enquanto que no Feminino Teresa Bonvalot subiu ao local mais alto do pódio em ambas as ocasiões.

Nas duas últimas temporadas da Liga MEO Surf, a Figueira da Foz foi mesmo eleita como a melhor etapa do ano por escrutínio directo dos melhores surfistas nacionais, motivo de orgulho para a região mas também de forte expectativa para a etapa que se vai realizar entre os dias 29 e 31 de Março.

O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribui um prémio anual aos vencedores. Tal como nas contas dos títulos nacionais, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot também chegam à Figueira da Foz na frente deste importante troféu.

Em termos de troféus laterais, acrescem ainda a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo, a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) do Município da Figueira da Foz, e ainda o Santander Award.

Em termos de agenda complementar à competição, o Allianz Figueira Pro contará com as limpezas de praia da Fundação Altice, as iniciativas de alimentação saudável e protecção da biodiversidade promovidas pela Jerónimo Martins e o primeiro de quatro workshops de fotografias da Canon coordenado por Ricardo Bravo.

Destaque especial para a acção solidária com a população de Moçambique, que tenta reerguer-se após a passagem do ciclone Idai. Durante o Allianz Figueira Pro convidam-se todos (surfistas, parceiros, treinadores, amigos, família e público em geral) a contribuir com roupa, alimentos enlatados e água a serem transportados para aquele país africano durante a semana seguinte. O local da recolha será junto à estrutura principal da prova.