Fotografia: Pedro Broeiro / ESC
Arran Strong, Matilde Pinto e Alexandre Ferreira aka ‘Xaninho’ venceram este fim-de-semana a etapa inaugural do Circuito Billabong Ericeira 2023, by Native Açaí, disputada na Praia da Empa.
Apresentaram-se no arranque do circuito intersócios de surf do Ericeira Surf Clube (ESC) 88 inscritos, entre os quais alguns do mais consagrados atletas do clube.
a próxima etapa deverá acontecer em Julho
Tal como se aguardava, a prova ficou marcada pelas excelentes ondas proporcionadas pela Pedra Branca ao longo de toda a prova, com cerca de um metro em ambos os dias.
No 1º dia, a chamada foi apenas para a categoria Open. Apresentaram-se 60 inscritos, tendo sido realizados os dois primeiros rounds. A prova iniciou-se com a maré a encher e ao longo do dia as condições de ondas foram melhorando a cada heat. Em claro destaque estiveram Arran Strong, Martim Fortes, Francisco Carrasco, José Maria Ribeiro e Afonso Antunes.
No segundo dia, já com a presença das categorias Masters e Feminino, a prova recomeçou pelas 10 horas, com a maré ainda um pouco vazia. Embora o Backdoor estivesse a proporcionar boas ondas, a Pedra Branca continuou a ser o spot preferido para a larga maioria dos competidores. A prova seguiu com as três categorias, alternando entre si até às finais, onde alguns dos mais sérios candidatos foram ficando pelo caminho.
Para finalizar, decorreu a habitual cerimónia de entrega de prémios, onde foram distribuídos prémios da Billabong, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate, Native Açaí, Semente, Boardculture Store e, ainda, medalhas comemorativas dos 30 anos do Ericeira Surf Clube.
A próxima etapa está prevista decorrer em Julho.
CLASSIFICAÇÕES FINAIS
OPEN
1º Arran Strong
2º Francisco Carrasco
3º Francisco Almeida
4º José Maria Ribeiro
FEMININO
1º Matilde Pinto
2º Luara Thompson
3º Eva Luna
4º Maria Pinto
MASTERS
1º Alexandre Ferreira
2º Luke Budd
3º Filipe Valadão
4º Pablo Ferreira