Fotografia: DR
Ana Sarmento, surfista do Ericeira Surf Clube, confirmou um ano de ascensão ao alcançar a quinta final consecutiva numa etapa da Liga MOCHE. Foi ontem na praia da Costa Nova, Ílhavo, no Miss Sumol Cup, a penúltima prova do calendário feminino do Circuito Nacional de Surf e que acabou por encerrar as contas do título, com Teresa Bonvalot a vencer e a sagrar-se campeã nacional pela primeira vez, apenas com 14 anos de idade.
À partida para a competição, as contas eram simples: Teresa Bonvalot tinha de vencer o campeonato para se sagrar campeã nacional. Carina Duarte, surfista da Ericeira e 2ª classificada do ranking, era a adversária directa da jovem surfista do Guincho e ainda sonhava com a revalidação do título que conquistou pela segunda vez no ano passado.
Contudo, a então campeã nacional acabou eliminada nas meias-finais por Ana Sarmento e Carol Henriques, pelo que ficou na expectativa de que alguma das três finalistas – Camilla Kemp seguiu em frente na meia-final seguinte – batesse Teresa Bonvalot. O cenário não se confirmou: Bonvalot venceu o campeonato, deixando atrás de si Kemp (2ª), Carol Henriques (3ª) e Ana Sarmento (4ª), e arrumou de vez a questão do título, conquistando-o pela primeira vez ao fim de apenas três anos de carreira.
Com o título feminino entregue, resta encontra o novo campeão nacional da categoria Open. Vasco Ribeiro é o atleta mais bem colocado para conquistar o circuito, cuja decisão está marcada para a última etapa da Liga MOCHE, que se desenrola em Carcavelos a partir de 11 de Setembro.